Logotipo Sincovaga

Sincovaga participa de reunião sobre qualificação profissional e Pronatec na FecomercioSP

O presidente do Sincovaga, Alvaro Furtado, que também preside o Conselho Municipal do Trabalho, participou nesta quarta-feira, 14/05, a convite da Prefeitura de São Paulo, juntamente com outras entidades, de reunião na sede da FecomercioSP que discutiu a qualificação profissional no município e as alternativas para estimular esse aprimoramento, como o Pronatec.

O convite para a reunião partiu de Natália Rosa Silva, Supervisora Técnica da SGQ (Supervisão Geral de Qualificação), departamento da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo cujo objetivo é ampliar a demanda por vagas no Pronatec e garantir que elas atendam satisfatoriamente às demandas do mercado de trabalho. Daí a importância do diálogo com entidades sindicais e parceiros.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Atualmente são oferecidos mais de 600 cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.

Em virtude do know-how no setor, a participação do Sincovaga visa orientar sobre as áreas e funções que devem ser abrangidas pelos cursos e o volume de vagas a ser destinado ao aprimoramento da mão de obra no comércio, já que há carências de profissionais para ocupar muitas funções, a exemplo de açougueiros.

Participaram também da reunião representantes do Sindicomunitário-SP (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Combate a Endemias, Proteção Social, Promoção Ambiental e Acompanhantes Comunitários do Estado de São Paulo), José Roberto Prebill; do Sindiapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da UGT), Natal Leo; e da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho.

Os representantes das entidades sindicais participantes da reunião irão levantar as demandas por vagas em seus segmentos e informar a executiva da SGQ, que irá formalizar essa solicitação e enviar ao Pronatec.

A expectativa é que a grade de cursos seja adequada às demandas atuais do mercado de trabalho, proporcionando ao cidadão que busca esse tipo de curso a possibilidade concreta de evoluir numa profissão e conquistar uma renda melhor.

Página Anterior | Página Inicial
Qualicorp
Certificado Digital
Convenções Coletivas
Comunicados
Notícias
Contato