Logotipo Sincovaga


Mudar a lei e as atitudes  11/08/2017

Defendida por uns e criticada por outros, o fato é que a reforma trabalhista passa a valer a partir de 12 de novembro. O que começou com um projeto de poucos artigos se transformou em mais de 100 pontos modificados na CLT, que ficou definida oficialmente como a lei nº 13.467/2017.

Apoiamos a reforma trabalhista porque ela significa um passo à frente, que possibilita outros avanços, já que a lei estava fora do seu tempo. Ela pode ter sido suficiente quando criada, mais de 70 anos atrás, porém não estava suportando as demandas atuais das relações de trabalho. Isso gerou um verdadeiro caos, visível no volume de ações nos tribunais.

Os efeitos práticos na rotina das empresas só poderão ser avaliados quando a lei estiver efetivamente em vigor. Enquanto isso, a única certeza para os empresários é que é preciso adotar uma postura prudente, pois a reforma não trará a solução para todas as questões trabalhistas. Ainda que a lei tenha mudado, o que garante que ela seja efetiva é modificar atitudes.

A incerteza da novidade existe, pelo menos por ora, mas vamos lidar com ela. Não é de hoje que buscamos fazer do Sincovaga uma entidade representativa e de credibilidade, mas sobretudo uma prestadora de serviços para seus representados. E assim continuaremos, com os mesmos princípios, neste momento tão importante de transição, em que as empresas necessitam de um norte, pois a questão trabalhista é uma das que mais impactam o dia a dia dos empresários, juntamente com a tributária.

Estamos à disposição para tirar dúvidas, inclusive dos contadores e operadores de pessoal das empresas, e seguiremos presentes e atuantes, orientando os varejistas, principalmente os estabelecimentos micro e pequenos, onde nem sempre há estrutura adequada e informação para lidar com as mudanças.

O momento pede cautela para se evitar erros e prejuízos. Mais que nunca, é essencial também acompanhar e participar das negociações coletivas, que já iniciaram. Ainda que mais desafiador, o papel do Sincovaga não vai mudar: continuamos próximos, orientando os empresários, para que tomem as decisões mais adequadas e seguras para seus negócios.


Página Anterior | Página Inicial
Qualicorp
Certificado Digital
Convenções Coletivas
Comunicados
Notícias
Contato