Logotipo Sincovaga


VERÃO ACESSÍVEL NAS PRAIAS DO LITORAL DE SÃO PAULO  03/01/2018

O Programa Praia Acessível é iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com as prefeituras dos municípios interessados. É voltado aos banhistas com deficiência e está em plena atuação neste verão. Nas praias do litoral de São Paulo e também em prainhas de rio doce, o Programa oferece cadeiras anfíbias, especialmente desenvolvidas para garantir verão acessível a quem tem deficiência.


cadeira anfíbia permite ao banhista entrada no mar sem afundar na areia

Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível funciona em parceria com as prefeituras dos municípios em 26 praias do litoral e interior do Estado de São Paulo. O objetivo é oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia, do banho de mar e de rios com segurança e dignidade. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo é responsável pelo fornecimento das cadeiras e as prefeituras pelas equipes de suporte do programa.

As cadeiras utilizadas no Programa são chamadas de “anfíbias”, por serem fabricadas com pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade do mar não perigosa. Existe facilidade na transferência da cadeira de rodas para a cadeira anfíbia porque os braços são removíveis.

Para atender a demanda, cada posto conta com uma equipe de três pessoas que orientam e auxiliam na entrada e saída do mar. O equipamento só pode ser utilizado com acompanhante, independentemente da condição física do usuário.

As praias disponibilizam o equipamento aos sábados, domingos e feriados. Algumas, como Itanhaém, fornecem as cadeiras todos os dias durante o verão. O Programa pode ser utilizado por moradores ou visitantes das regiões que apresentem algum tipo de deficiência. A cidade que se interessar pelo Programa Praia Acessível deve enviar ofício para a Chefia de Gabinete no endereço abaixo, manifestando interesse em participar.

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10
Barra Funda – São Paulo/SP – CEP 01156-001
A/C CHEFIA DE GABINETE

E-mail: 
adenardi@sp.gov.br
Fone: (11) 5212.3700
 
LISTA DOS LOCAIS ONDE FUNCIONA O PROGRAMA PRAIA ACESSÍVEL NO ESTADO DE SÃO PAULO
 

1.      Avaré

2.      Adolfo

3.      Bertioga

4.      Caconde

5.      Cananéia

6.      Caraguatatuba

7.      Guarujá

8.      Iguape

9.      Ilha Bela

10.   Itanhaém

11.   Ilha Solteira

12.   Itapura

13.   Martinópolis

14.   Miguelópolis

15.   Mongaguá

16.   Panorama

17.   Peruíbe

18.   Praia Grande

19.   Presidente Epitácio

20.   Rifaina

21.   Santos

22.   São Manuel

23.   São Sebastião

24.   São Vicente

25.   Rosana

26.   Ubatuba

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/verao-acessivel-nas-praias-do-litoral-de-sao-paulo-

 


Página Anterior | Página Inicial
Qualicorp
Certificado Digital
Convenções Coletivas
Comunicados
Notícias
Contato