24 de maio, 2022

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O Justin Bieber não pode comprar Ferraris. E isso tem tudo a ver com reputação de marca

Imagem: senivpetro - br.freepik.com

No mundo dos negócios atual, um mercado bastante preocupado com a prosperidade e o lucro, fica até mesmo difícil imaginar uma empresa que proíba algumas pessoas de comprarem seus produtos. Mas essa é uma realidade existente: é o caso da Ferrari, que incluiu no início desse mês o tão famoso Justin Bieber na lista das “personas no gratas” da companhia.

O cantor, que em 2011 mostrava na garagem uma Ferrari 458 Itália, ficou impedido de adquirir qualquer outro carro da companhia. O motivo é o “mal uso” do produto, algo semelhante ao que aconteceu com outros famosos que já tiveram carros da marca, como o ator Nicholas Cage, a famosa Kim Kardashian e o rapper 50 Cent.

Na lista de “desrespeitos” ao código de conduta estabelecido pela FerrariJustin Bieber marcou pelo menos três passagens que deixaram a marca bastante aborrecida.

Os deslizes que colocaram o Justin Bieber na “lista negra” da Ferrari

A primeira ação que deixou a marca bem descontente foi 2016, quando o cantor deixou a Ferrari estacionada na rua, perdida por duas semanas inteiras. Ele havia voltado de uma balada em Beverly Hills e o carro, nesse período todo que ficou “perdido”, foi guinchado. O astro também recebeu uma multa pela ação, o que já deixou a marca mais atenta às ações de Bieber com o modelo.

Algum tempo depois, Justin Bieber também resolveu personalizar o modelo e recorreu a uma pintura, que alterou a cor original branca para um azul cintilante. Até mesmo o logo da marca saiu do vermelho para o novo tom de azul. Isso por si só já sai do estabelecido no código de conduta da marca, mas o real problema foi o local que realizou a personalização do automóvel: a loja não tinha credenciamento da Ferrari.

Não satisfeito, Justin Bieber também trocou as rodas de metal por outras não-oficiais e, em 2017, resolveu leiloar o carro e conquistou U$ 434 mil durante o evento — um total, em reais, de cerca de 2,3 milhões. Vale destacar que leilões de carros são proibidos pela Ferrari, o que foi, digamos assim, a cereja do bolo.

Dessa forma, a montadora já deixou bem claro que o cantor canadense não poderá mais obter nenhum modelo da marca. O nome dele consta com outros famosos na “lista negra” da Ferrari.

Reputação de marca e conduta com clientes

De fato, ainda que os comportamentos do cantor infrinjam o código de conduta da marca, é no mínimo estranho que a Ferrari tenha uma lista de famosos e influencers que não podem ter um modelo tão cobiçado.

Mas a estratégia faz parte de um trabalho de anos realizado pela Ferrari: uma construção de marca que expressa uma grande preocupação com a reputação. Há uma série de rumores que correm pelos perfis automobilísticos de que a marca escolhe quem serão os compradores de seus modelos superesportivos.

código de ética garante uma estratégia de posicionamento de marca bem expressiva, posto que cria ao automóvel um perfil de compradores — algo que torna a relevância da Ferrari mais forte no mercado.

https://www.consumidormoderno.com.br/2022/05/12/justin-bieber-ferrari

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