21 de julho, 2024

Notícias

Home » Destaques » 112ª conferência internacional do trabalho: CNC participa de debates sobre futuro do trabalho em Genebra

112ª conferência internacional do trabalho: CNC participa de debates sobre futuro do trabalho em Genebra

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A 112ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), acontece em Genebra, na Suíça, nos dias 3 a 14 de junho. O evento reúne representantes de governos, trabalhadores e empregadores de todo o mundo para discutir temas relevantes para o futuro do trabalho.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) integra a comitiva brasileira e participa ativamente dos debates da conferência, que têm como foco principal o trabalho decente e a economia do cuidado, além dos princípios e direitos fundamentais no trabalho. Pela primeira vez, haverá um comitê dedicado à discussão dos riscos biológicos, com o objetivo de elaborar uma convenção ou recomendação sobre o tema, em resposta à pandemia da covid-19.

“A CIT é um evento crucial para o debate sobre o futuro do trabalho e para a determinação de políticas públicas que garantam os direitos dos trabalhadores em todo o mundo. A participação brasileira na conferência é fundamental para defender os interesses do País e contribuir para a construção de um futuro do trabalho mais justo e inclusivo”, afirma José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.

Tomando parte diretamente nos debates e nas proposições coletivas que tramitam até a elaboração de textos propositivos ao fim da conferência, a CNC atuará como conselheira técnica nas comissões temáticas de informações e relatórios sobre aplicação de convenções e recomendações e de discussão recorrente acerca do objetivo estratégico dos princípios e direitos fundamentais no trabalho.

Os representantes da entidade também vão trabalhar em sincronia com as Confederações da Indústria, Transporte, Agricultura, Saúde e Sistema Financeiro, presentes em Genebra, nas demais comissões de proteção contra riscos biológicos, trabalho decente e a economia do cuidado e revogação de quatro convenções internacionais.

Integram a comitiva brasileira o vice-presidente Financeiro da CNC, Leandro Domingos, os presidentes das Federações Nacionais e Estaduais que compõem o Sistema Comércio, Ladislao Pedroso Monte (AP), Nadim Elias Donato Filho (MG), Maurício Aragão Feijó (MA), Hélio Dagnoni (SC), Antonio Florencio de Queiroz Junior (RJ), James Thorp Neto (Fecombustíveis), presidente-executivo da Fecomércio-SP Ivo Dall´Acqua Júnior, o diretor Jurídico e Sindical (DJS) da Confederação, Alain MacGregor e a advogada da DJS Luciana Diniz.

Considerando a alternância de representações, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) será a delegada da bancada de empregadores do Brasil na CIT deste ano. A delegação, chefiada pelo vice-presidente da CNA, Gedeão Silveira Pereira, terá como atribuição representar as confederações patronais do País, realizar discurso na sessão plenária e participar das votações.

No dia 12 de junho, a CNC vai oferecer um jantar para os representantes do governo e da bancada patronal, presentes na 112ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT).

Sobre a 112º Conferência Internacional do Trabalho

Os delegados governamentais, patronais e trabalhadores dos 187 estados-membros da OIT abordarão uma vasta gama de questões, incluindo a proteção dos trabalhadores contra os efeitos das alterações climáticas e dos riscos biológicos, a economia do cuidado e os princípios e direitos fundamentais no trabalho. A Conferência também elegerá membros do Conselho de Administração da OIT para o mandato 2024-27. Saiba mais no site oficial do evento.

https://portaldocomercio.org.br/acoes-institucionais/112a-conferencia-internacional-do-trabalho-cnc-participa-de-debates-sobre-futuro-do-trabalho-em-genebra

 

Comentários