
A inflação pesou diferente no bolso dos aposentados em comparação ao consumidor comum em agosto, aponta o IPCA Aposentados, índice calculado mensalmente pelo Instituto de Longevidade, criado pela seguradora MAG.
O índice é calculado a partir da ponderação dos mesmos itens do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), inflação oficial do país, apenas para famílias com ao menos um membro que recebe algum rendimento de aposentadoria.
O IPCA Aposentados apresentou, em agosto, alta de 0,16% em relação ao mês anterior, enquanto o IPCA subiu 0,23%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No acumulado nos últimos 12 meses, o índice que calcula o peso da inflação para os aposentados apresentou alta de 4,6%, igualando-se à variação do IPCA, após quase um ano de variações superiores.
Além disso, a proporção de aposentados vem crescendo ano a ano no país. “Hoje temos 15% da população dizendo que tem 60 anos ou mais, enquanto era 7% em 2010”, pontua. Vale lembrar que atualmente há no Brasil cerca de 38 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo dados do Ministério da Previdência Social de janeiro deste ano.
Comentários