09 de dezembro, 2023

Notícias

Home » Geral » Transição energética chega como trunfo para o mercado

Transição energética chega como trunfo para o mercado

A transição energética é parte fundamental da agenda climática global. Quando se fala no setor industrial, ela representa não só uma necessidade, mas também uma oportunidade de ganho real de eficiência, imagem pública e de atração de investidores.

No caso do Brasil, as oportunidades são grandes diante do potencial do País, que tem mais de 83% da capacidade da matriz energética baseada em fontes renováveis, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética.

Essas características colocam o País em posição de ser uma liderança no processo de transição energética, com destaque na substituição de combustíveis fósseis por biomassa e biocombustíveis, na eletrificação e na captura e armazenamento de carbono, entre outras frentes.

Além do aspecto ambiental, a transição energética tem impactos sociais e econômicos e pode influenciar os preços globais da energia, as políticas de comércio internacional e a segurança energética do País.

Já as oportunidades são inúmeras e vão além do potencial do Brasil em relação aos recursos naturais, incluindo investimentos e políticas públicas voltadas ao setor, além de criar oportunidades para modelos de negócios inovadores, como a oferta de soluções de energia como serviço e parcerias público-privadas para desenvolver infraestrutura sustentável.

A transição energética brasileira está crescendo

Para garantir sucesso na transição energética e alcançar as metas estabelecidas para os próximos anos, o Brasil ainda precisa de avanços. Os desafios, as tendências e as perspectivas para a indústria e para a transição energética no Brasil serão debatidos no “Utalks: O futuro da indústria e a transição energética”, que será realizado em 26 de outubro, das 16h às 21h, em São Paulo. O evento é realizado pela Ultragaz, em parceria com a Mercado&Consumo.

No primeiro painel, Zeina Latif, sócia-diretora da Gilbratar Consulting; Paulo Gala, professor de economia na FGV-SP e economista-chefe do Banco Master; e Daniel Baring, diretor empresarial da Ultragaz, vão debater o atual momento econômico do País, com foco principal no momento da indústria, desafios e panorama geral do setor.

Adriano Pires, sócio-diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura; Aurélio Ferreira, diretor de Marketing e Experiência da Ultragaz; Rodrigo Favetta, CFO do Pacto Global da ONU no Brasil; e Jefferson Meneghel, gerente de energia e serviços industriais na Nestlé Brasil, vão falar sobre a transição energética no Brasil e como ela pode ser considerada um diferencial competitivo para as empresas.

Os painéis serão mediados pela editora-chefe da Mercado&Consumo, Aiana Freitas. Saiba mais neste link.

Imagem: Shutterstock

https://mercadoeconsumo.com.br/06/10/2023/economia/transicao-energetica-chega-como-trunfo-para-o-mercado

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *