20 de fevereiro, 2024

Notícias

Home » Destaques » Pesquisa mapeia perfil de varejistas de vizinhança

Pesquisa mapeia perfil de varejistas de vizinhança

A maioria dos comerciantes de varejo de vizinhança no Brasil possui o negócio há mais de 5 anos (54%), não tem sócios (82%) e possui funcionários (80%). As informações são de um levantamento realizado pelo Compra Agora, plataforma B2B focada no varejista de vizinhança, em parceria com o Instituto Locomotiva. Em relação à estrutura dos estabelecimentos, 73% têm até dois caixas físicos, 24% possuem de 2 a 4 caixas e 3% têm de 4 a 8 caixas. “Existem atualmente no Brasil 500 mil lojas que compõem o varejo de vizinhança. É fundamental que se conheça o perfil desse varejista para que seu negócio seja atendido da melhor forma possível. E, consequentemente, que seu cliente tenha suas necessidades contempladas”, afirma o CEO do Compra Agora, Julio Campos.

Dificuldades no Segmento
Entre os varejistas, 95% afirmam que os principais desafios são as despesas (18%), seguidas por gestão financeira (15%), concorrência (10%), precificação (7%), expansão (6%) e acesso a crédito (6%). Em relação aos desafios financeiros, 98% dos empreendedores têm dificuldades sobre como investir no negócio, separar as contas pessoais das do comércio ou adquirir crédito para investir na loja.

Canais de Comunicação
O WhatsApp é o principal canal de comunicação do varejista de vizinhança alimentar com seu cliente: 68% preferem o aplicativo de mensagem, sendo que, entre a faixa etária de 18 a 45 anos, esse número sobe para 71%. Redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter são citadas por 39% dos entrevistados. Outros 36% mencionam ligações telefônicas e 19% não utilizam nenhum canal de comunicação. Entre os respondentes de 18 a 45 anos, 80% utilizam canais online. Já entre os que têm mais de 46 anos, 64% afirmam utilizar esses canais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *