20 de fevereiro, 2024

Notícias

Home » Destaques » 77% dos lares brasileiros possuem dívidas e cartão de crédito lidera, diz pesquisa

77% dos lares brasileiros possuem dívidas e cartão de crédito lidera, diz pesquisa

Imagem: wayhomestudio - br.freepik.com

A pesquisa anual, que revela a situação e o comportamento dos brasileiro inadimplentes, incluiu neste ano perguntas sobre o programa Desenrola Brasil, lançado pelo governo federal para renegociar dívidas. Ele recebeu o apoio da maioria das pessoas, mas o grau de conhecimento pleno das regras ainda é baixo.

Segundo o estudo, tem aumentado a parcela de pessoas que dizem ter como fonte principal de dívida o cartão de crédito. Essa fatia subiu de 49% em 2021 para 56% no ano passado e alcançou 60% em 2023.

Já os que citam como principais as dívidas de empréstimos e financiamentos com bancos e financeiras tinham caído de 45% para 40% entre 2021 e 2022, mas voltaram a crescer, para 43% em 2023.

Foram citados ainda neste ano contas de águas e luz (17% das respostas)  e boletos de impostos, como IPTU e IPVA (15%), entrou outros.

Sobre os principais motivos para a inadimplência percebidos pelos brasileiros, a falta de planejamento das finanças pessoais (36%), a perda do emprego (31%) e gastos imprevistos com saúde (30%) apareceram entre os mais lembrados.

A pesquisa também mostrou que cresceu o otimismo em relação à saída da inadimplência. Neste ano, 39% dos brasileiros inadimplentes disseram ter certeza de que conseguirão pagar suas dívidas – em 2022 esse percentual era de apenas 25%

Educação financeira

O estudo mostrou ainda que 59% dos endividados consideram que o acesso a informações de qualidade sobre educação financeira impactara muito em sua qualidade de vida financeira. E 41% acham que o acesso a serviços públicos gratuitos, como creches com horário estendido e mais próximas de suas casas ou do trabalho traria mais impacto positivo na vida financeira.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *