
Cerca de 47% dos varejistas já utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA), e desses quatro em cada cinco pretendem intensificar a aplicação de IA no dia a dia de sua empresa. Em relação a frequência, mais da metade (58%) faz uso do recurso diariamente, enquanto 30% semanalmente.
Em relação ao investimento, 56% desembolsam até R$ 10.000, mas uma a cada quatro empresas (24%) aplica mais de R$ 150.000 no recurso. Enquanto isso, os principais benefícios observados são o aumento na eficiência (84%) e redução de custos (42%).
Os dados são da Central do Varejo, com apoio de Ibevar, MBA/USP/Esalq e Labfin Provar e ainda apontam que dentre as diferentes formas de aplicar essa tecnologia, 56% utilizam ela para o atendimento ao cliente, metade para o conteúdo de marketing e 36% para recomendação e otimização de busca.
Além dessas, as aplicações mais frequentes dessa tecnologia são na análise de tendências e ferramentas de inteligência competitiva (34%); geração de conteúdo para e-commerce (25%); automatização de relatórios (25%); e prevenção a fraudes (22%). A previsão de demanda, gestão de estoque e logística, roteirização e entrega também são áreas em que a tecnologia tem auxiliado os varejistas.
Para o futuro, os entrevistados da pesquisa afirmam ter interesse em aplicar a IA para aprimorar mais o atendimento ao cliente (73%); gestão de estoque (61%); automatização de relatórios (60%); personalização de experiência do cliente (55%) e logística, roteirização e entrega (51%).
Em relação às empresas que ainda não usam a IA, a falta de conhecimento (52%); a falta de infraestrutura (26%) e dúvidas sobre o retorno sobre o investimento (25%) foram apontados como os principais obstáculos.
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