É fato que as pessoas adoram uma boa oferta. Um desconto de 25% pode fazê-las desejar um produto e até vê-lo como uma oportunidade imperdível (quem nunca entrou em um site e pensou em comprar um item apenas por estar com um preço atrativo?).
Assim, se os consumidores querem bons negócios, a melhor opção é realizar dias de desconto que eles não podem resistir – ainda que haja uma redução temporária de seus lucros. Mas por que essa estratégia no varejo é tão eficaz em seu papel de atrair e seduzir clientes?
Emoções incentivam os consumidores a comprarem mais
O segredo do marketing está em saber despertar emoções nos consumidores. De acordo com o psicólogo Erick Paixão, “o que mais move as pessoas são os ganhos a curto prazo, ou seja, aquilo que pode ser obtido rapidamente e que ofereça – ou pareça oferecer – algum tipo de vantagem”.
Por isso, é comum encontrar promoções em períodos específicos, como no Natal, Dia dos Namorados ou Dia das Mães, por exemplo. Datas como essas geram maior demanda por produtos e serviços e, na maioria dos casos, os dias de desconto são limitados a um prazo apertado, criando um senso de urgência e dando a impressão de que os consumidores perderão uma boa oportunidade se não comprarem logo.
Dessa forma, os dias de desconto ajudam a aumentar as vendas no curto prazo e fidelizar o cliente no longo prazo. “As promoções sazonais acabam se tornando um momento esperado pelo consumidor pois ele sabe que poderá encontrar preços menores durante essas campanhas. Porém, economia não é tudo. É necessário envolver o cliente, oferecer uma experiência única de compras e entretenimento, além de uma ampla variedade de produtos”, aponta Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee.
Eventos e datas impulsionam as vendas (quando você sabe utilizá-las a seu favor)
Além de datas comemorativas comuns do varejo brasileiro, a Shopee usou um artifício simples mas muito efetivo para alavancar suas vendas na plataforma: as Datas Duplas, famosas principalmente no comércio do sudeste Asiático.
O que começou na China como um feriado de compras para celebrar o dia dos solteiros, em 11 de novembro, como um contraste ao Dia dos Namorados, tornou-se um dos maiores eventos de compras da empresa, principalmente no Brasil, que adotou as datas duplas para suas campanhas online. Atualmente, a Shopee estima que datas como 11.11 sejam 5 vezes maiores do que a Black Friday no quesito vendas.
Uma estratégia adotada pela Amazon para aumentar suas vendas e aderência ao seu programa de fidelidade é a realização anual do Prime Day, um evento de descontos exclusivos para assinantes do Amazon Prime. Realizado no mês de abril, a promoção traz ofertas de produtos de diversas categorias, desde informática até jogos e livros.
Leia mais: Por que a Amazon ainda se sai bem no Prime Day?
Neste ano, a empresa vendeu mais de 300 milhões de itens durante o Prime Day, chegando a quase US$ 12 bilhões em vendas, tornando-se o maior evento Prime Day da história da Amazon.
No Brasil, o evento registrou vendas 2.1 vezes maior do que no ano anterior, conforme o comunicado da empresa. Entre as principais categorias de produtos mais compradas pelos membros Prime no Brasil, estão: Dispositivos Amazon, Eletrônicos, Cuidados Pessoais e Limpeza, Alimentos e Bebidas, e Casa Inteligente.
O sucesso do Prime Day foi tão grande que, de acordo com informações do Insider, a Amazon planeja um segundo Prime Day em outubro, chamado Prime Early Access Sale.
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