Por Gina Acosta
A Amazon está acelerando a expansão de sua presença física no varejo de alimentos nos EUA, mesmo enfrentando pressões inflacionárias sem precedentes que afetam seus lucros e custos operacionais.
Em seu relatório de ganhos do primeiro trimestre em 28 de abril, a empresa disse que a receita aumentou 7%, para US$ 116,4 bilhões no período encerrado em 31 de março, em comparação com US$ 108,5 bilhões no primeiro trimestre de 2021. Excluindo um impacto desfavorável de US$ 1,8 bilhão em relação ao ano anterior mudanças nas taxas de câmbio ao longo do trimestre, as vendas líquidas aumentaram 9% em relação ao primeiro trimestre de 2021.
Enquanto as vendas online caíram 3% ano a ano, para US$ 51,1 bilhões, as vendas nas lojas físicas, que incluem receita das lojas Whole Foods Market e Amazon Go, aumentaram 17%, para US$ 4,6 bilhões. Esse número marca o quarto trimestre consecutivo de aumento de vendas de dois dígitos nas lojas físicas da empresa.
Em março, a Amazon anunciou que fecharia seus formatos de varejo não alimentício para se concentrar em mercearia, e foi exatamente isso que a empresa fez no primeiro trimestre.
A empresa anunciou que abriu oito novas mercearias Amazon Fresh durante o período e agora possui 46 lojas Amazon Fresh em todo o mundo. De acordo com a Amazon, a mais nova loja Amazon Fresh em Seattle é a primeira mercearia do mundo a buscar a certificação Zero Carbon do International Future Living Institute e apresenta mais de uma dúzia de atualizações de design de lojas que devem economizar quase 185 toneladas de emissões de carbono a cada ano, em comparação com uma mercearia tradicional.
Este mês, a Amazon abriu um novo e maior formato de loja Amazon Go para clientes em áreas suburbanas nos EUA, em Mill Creek, Washington. O novo formato apresenta a tecnologia Just Walk Out da Amazon para uma experiência de compra sem caixa, uma seleção expandida de itens de comida e bebida para viagem e uma cozinha feita sob encomenda com itens de café da manhã e almoço personalizados e preparados na hora. A Amazon diz que planeja expandir esse formato para a área de Los Angeles nos próximos meses.
Durante o trimestre, a Amazon introduziu a tecnologia Just Walk Out em duas lojas Whole Foods Market em Washington, DC, e Sherman Oaks, Califórnia. Cidade de York; UBS Arena em Nova York; e Minute Maid Park em Houston, Texas. Além disso, uma loja de alimentos e bebidas equipada com a tecnologia Just Walk Out e Amazon One será inaugurada em breve no T-Mobile Park em Seattle .
No primeiro trimestre, a Amazon registrou um prejuízo líquido de US$ 3,8 bilhões, o primeiro prejuízo trimestral da gigante do comércio eletrônico desde 2015. Mas o número inclui uma perda de avaliação antes de impostos de US$ 7,6 bilhões relacionada ao investimento da empresa na fabricante de veículos elétricos Rivian Automotive Inc. Grande parte dos lucros da empresa durante o primeiro trimestre veio da Amazon Web Services, que cresceu 37% em US$ 18,4 bilhões, com US$ 6,5 bilhões em receita operacional. Enquanto isso, o crescente negócio de publicidade do varejista também gerou um grande salto na receita: US$ 7,8 bilhões, um aumento de 23% em relação ao ano anterior.
Olhando para o futuro, as pressões de despesas relacionadas à guerra na Ucrânia, custos trabalhistas, desafios da cadeia de suprimentos e outros fatores levaram a empresa a prever uma receita de US$ 116 bilhões a US$ 121 bilhões para o segundo trimestre. Espera-se que o lucro operacional do segundo trimestre varie entre uma perda de US$ 1 bilhão e um lucro de US$ 3 bilhões.
“A pandemia e a guerra subsequente na Ucrânia trouxeram crescimento e desafios incomuns”, disse Andy Jassy, CEO da Amazon. “Com a AWS crescendo 34% ao ano nos últimos dois anos e 37% ano a ano no primeiro trimestre, a AWS tem sido fundamental para ajudar as empresas a enfrentar a pandemia e migrar mais de suas cargas de trabalho para a nuvem. Nosso negócio de consumo cresceu 23% ao ano nos últimos dois anos, com um crescimento extraordinário em 2020 de 39% ano a ano que exigiu dobrar o tamanho de nossa rede de atendimento que construímos nos primeiros 25 anos da Amazon – e isso em apenas 24 meses. Hoje, como não estamos mais buscando capacidade física ou de pessoal, nossas equipes estão totalmente focadas em melhorar a produtividade e a eficiência de custos em toda a nossa rede de atendimento. Nós sabemos como fazer isso e já fizemos isso antes. Isto pode tomar algum tempo,
Durante o primeiro trimestre, a Amazon anunciou o Buy with Prime, um novo benefício para membros Prime nos EUA que estende a conveniência de fazer compras com Prime para lojas online além da Amazon.com. Os membros Prime podem comprar diretamente nas lojas on-line dos comerciantes participantes usando seus benefícios de membro Prime, incluindo entrega rápida e gratuita, uma experiência de checkout perfeita e devoluções gratuitas em pedidos qualificados. A Amazon também lançou o Amazon Aware, uma nova marca de produtos diários criados conscientemente que abrangem vestuário, casa e beleza, e são feitos de materiais como poliéster reciclado, algodão orgânico e ingredientes de base biológica. Todos os produtos Amazon Aware são certificados como neutros em carbono e apresentam certificações que fazem parte do programa Climate Pledge Friendly da Amazon.
Este ano, o Prime Day acontecerá em julho em mais de 20 países, disse a empresa.
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