Reportagem SA Varejo
A Amazon investiu US$ 21 milhões em um armazém no meio de uma favela em Tijuana, no México, perto da fronteira com os Estados Unidos. Fotos divulgadas na internet colocaram em evidência as desigualdades do capitalismo, mostrando o forte contraste entre o centro de distribuição e a pobreza local.
A Amazon disse à BBC que está comprometida com o desenvolvimento dos países e das comunidades onde atua. E afirmou que o armazém em Tijuana é o 11º da empresa no México. “Desde a nossa chegada ao México, geramos mais de 15 mil empregos no país e agora estamos adicionando 250 em Tijuana, criando oportunidades de trabalho com salários e benefícios competitivos para todos os nossos funcionários”, disse a empresa.
A prefeita de Tijuana, Karla Ruiz Macfarland, disse que o investimento vai gerar novos empregos e “contribuir para a reativação econômica e o bem-estar das famílias”.
Charmaine Chua, professora do Departamento de Estudos Globais da Universidade da Califórnia, escreveu no Twitter que, para entender melhor o que está acontecendo, é preciso colocar o centro de Tijuana no contexto das cadeias produtivas em que a Amazon se encontra.
Chua afirmou que o armazém não está lá para atender ao mercado local e que “vai empregar mão de obra mexicana superexplorada” para vender mercadorias através da fronteira. Ela destacou que o novo armazém fica próximo ao complexo portuário de Los Angeles-Long Beach, por onde passa importante parte do comércio da empresa.
Fonte: G1
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