09 de outubro, 2024

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Aniversário Guanabara traz lições a redes de supermercados antes da black friday

Enquanto todo o varejo brasileiro se prepara para a Black Friday, a rede de supermercados Guanabara colhe os frutos de mais um Aniversário Guanabara, que este ano aconteceu entre os dias 19 de outubro e 2 de novembro. Esperado por milhares de consumidores que frequentam as lojas espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro, o evento tem como grande diferencial a entrega dos melhores preços e a agilidade de reposição nas gôndolas apesar do grande volume de clientes nas lojas.

De acordo com Perla Sant’Ana, gerente de marketing do Guanabara, durante o Aniversário existem cerca de 500 produtos em oferta diariamente com preço de atacado. “Nossa relação com os fornecedores é ótima e todos sabem do potencial de venda que o Guanabara tem. A nossa estratégia é realmente estar perto dos nossos clientes! É saber e perguntar o que ele quer e gosta, é entender os seus desejos e necessidades. Percorrer as lojas e observar de perto o comportamento de compra”, diz.

Perla afirma que desde 2020 a rede mudou o formato da ação passando a dar prioridade ao conforto dos clientes e a diversificação no mix. “A empresa deseja que as pessoas tenham tranquilidade para fazer suas compras. O Guanabara se prepara com antecedência, planejamento e gestão. Nossos fornecedores e a logística precisam seguir alinhados e a atenção do nosso funcionário é importantíssima para agilizar a reposição dos produtos nas gôndolas”, explica a gerente de marketing do Guanabara.

Consistência e sem rupturas no Guanabara

Para Bianca Dramali, professora de pesquisa e comportamento do consumidor da ESPM, o Aniversário Guanabara é uma conquista de awareness de marca impressionante que passa pela repercussão frequente da data na mídia. “Tanto pelas ações planejadas pela marca, quanto pela repercussão espontânea nas redes sociais. Uma data se torna assim tão marcante pela frequência e consistência. Uma comunicação que pensa a marca em diálogo com o seu público garante estes dois atributos”, ensina.

Além dos acordos com fornecedores, decoração das lojas, o atendimento da rede recebe treinamento contínuo ao longo do ano e, segundo Perla Sant’Ana, a melhor forma de evitar rupturas nas gôndolas neste período envolve toda a operação.  “Alguns fornecedores fazem entregas diretamente nas lojas e os paletes também entram como ponto de apoio enquanto as gôndolas são abastecidas. Outra estratégia é distribuir produtos por toda a loja e não concentrar apenas em corredores. Mais de 22 mil pessoas estão envolvidas diretamente na organização e a operação ainda inclui mais de mil fornecedores, além de frota com 250 caminhões próprios fazendo até 750 viagens diárias”, detalha a executiva.

Cuidado com a experiência

Perla acredita que o sucesso do Aniversário Guanabara pode ensinar a outras redes de supermercados como receber um grande volume de consumidores nas lojas de forma organizada. “O grande segredo é ouvir o cliente, não prometer o que não se pode cumprir, respeitar a vontade dele e buscar atender, sempre que possível, o que ele deseja”, revela a gerente de marketing do Guanabara.

Para a professora de pesquisa e comportamento do consumidor da ESPM, este ano o Guanabara ensina a maior das lições: a busca pelo cuidado com a experiência do cliente. “A partir da escuta dos seus clientes, a rede continua a oferecer preços baixos, mas com conforto e a diversificação no mix. Para que uma melhor experiência seja de fato possível, se faz essencial reforçar as condições para um atendimento de qualidade. O correto é diferenciar-se por valor, e não apenas por preço. Se para comprar barato o cliente precisar enfrentar filas, passar por tumultos e ter dificuldade de encontrar o produto, o barato acaba saindo caro para ele”, completa  Bianca Dramali.

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