![Imagem: Divulgação - Barbosa Supermercados](https://sincovaga.com.br/wp-content/uploads/2021/05/barbosa.png)
Manter perfis atualizados nas redes sociais não é novidade no setor de supermercados. Mas utilizá-los de forma estratégica para o negócio ainda é algo que poucos começaram a fazer. O Barbosa Supermercados, por meio do social selling, é um exemplo de rede que enxergou nas mídias sociais um potencial além da presença online por si só.
Este termo significa utilizar as redes sociais com o propósito de estreitar o relacionamento com seu público e com potenciais clientes para gerar mais interação e engajamento. Não é uma estratégia de venda direta, mas pode ajudar a aumentar a efetividade das vendas e a fidelização a partir da admiração e identificação dos seguidores com a marca.
Nos últimos anos, o Barbosa Supermercados vem investindo cada vez mais em social selling para conquistar a confiança e o engajamento dos seus mais de 165 mil seguidores no Facebook e mais de 20 mil no Instagram. Andrey Matos, gerente de Marketing da rede, explica que a aproximação na linguagem, a atenção à melhor maneira de se comunicar com o seu público e um estudo do que os clientes querem ver nas redes sociais de um supermercado foram os principais pontos levados em consideração para construir sua estratégia.
Para reforçar uma comunicação mais próxima e personalizada, o Barbosa Supermercados trabalhou com diversos influenciadores digitais de pequeno porte. O passo seguinte será o lançamento de uma embaixadora digital, que será o rosto da marca nos próximos meses para anunciar promoções e novidades, apresentar produtos, realizar degustações, entre outros. A intenção é gerar uma maior conexão e mais credibilidade aos conteúdos por meio de uma pessoa escolhida para representar o slogan da rede: “O Supermercado da Família”.
Todas essas iniciativas vêm proporcionando bons resultados. “Nos quesitos marketing e negócio, estamos ganhando share de mercado, já que nossos clientes estão cada vez mais se enxergando em uma marca mais humanizada”, afirma Matos. Para os supermercados que querem começar a investir em social selling, o gerente de Marketing é categórico: “Ter só o visual bonitinho não é indicado. Para trazer resultados de vendas, é necessário entender melhor a ‘persona’ da rede e ter os KPIs bem estruturados para ter um norte de onde a empresa quer ir.”
https://supervarejo.com.br/materias/barbosa-investe-em-midias-sociais-para-vender-e-engajar-clientes
Foto: Divulgação – Barbosa
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