Os brasileiros perderam R$ 245 milhões com golpes digitais nos seis primeiros meses de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Apesar do alto valor, houve queda de 37% nas perdas estimadas. A maioria das vítimas reside no estado de São Paulo (47%), que fica à frente do Rio de Janeiro (15%) e de Minas Gerais (9%).
Os dados pertencem a um estudo realizado pela OLX, marketplace de classificados de produtos usados, que analisa o cenário de golpes no ambiente digital ocorridos entre janeiro e junho de 2024 a partir de dados de mercado.
A plataforma também identificou queda de 10,3% nos golpes digitais aplicados no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 3.091 fraudes identificadas contra 3.447 nos seis primeiros meses de 2023. A perda estimada, apesar de alta, foi 37% menor, totalizando R$ 245 milhões.
O levantamento apurou que mais da metade dos golpes no período estão relacionados a falso pagamento (50,4%), um aumento de 64% em relação a 2023. O segundo mais praticado é a invasão de contas (22,2%), seguido de anúncio falso (14,3%) e coleta de dados pessoais (12,3%). Aliás, estes dois últimos tiveram redução de 20% e 46%, respectivamente, na comparação entre os primeiros semestres de 2023 e 2024.
“A diminuição na quantidade de golpes é um fator importante para o mercado de compra e venda online, que vem se esforçando no desenvolvimento de novas tecnologias para combater a fraude, alinhadas às ações de conscientização para os usuários sobre como agem os fraudadores e como evitá-los”, diz Beatriz Soares, vice-presidente de Produtos do Grupo OLX. “No entanto, esses crimes ainda são recorrentes e geram prejuízo não apenas para as vítimas, como também para a economia do País. Para coibir essas fraudes, é necessário persistir no trabalho contínuo de segurança e de informação à população”, avalia
Segundo a executiva, muitos criminosos utilizam de técnicas de engenharia social para ganhar a confiança das vítimas, convencendo-as, por exemplo, a migrarem as negociações para outras plataformas ou realizarem pagamentos antecipados. Desta forma, conseguem obter dados pessoais sensíveis e até pagamentos por produtos ou serviços que não existem. “Muitas vezes, os usuários podem ser o elo mais vulnerável da corrente, por isso, quanto mais informação sobre o tema, menos pessoas serão enganadas”, alerta Beatriz.
São Paulo é o Estado com maior incidência de fraudes (47%), seguido por Rio de Janeiro (15%), Minas Gerais (9%) e Paraná (5%). Celulares e smartphones lideram a lista de produtos mais visados pelos golpistas, representando 40% – os modelos de iPhone totalizam 32% do total. Videogames estão em segundo lugar: correspondem a 22% das fraudes, com consoles PlayStation representando 15% dos golpes. Os computadores aparecem em seguida, com 9%.
O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a junho de 2023 e 2024, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.
Conheça os principais golpes e como se proteger
- Falso pagamento
O falso pagamento é o líder do ranking em golpes digitais. Esses incidentes se popularizaram com o aumento das transações bancárias digitais. O fraudador envia um comprovante falso de pagamento (via e-mail ou aplicativo de mensagens) para o anunciante.
Ao acreditar que o valor já foi depositado, o vendedor envia o produto. Pode ocorrer também quando o golpista se passa por uma loja que não existe e envia um falso boleto para pagamento; a vítima paga, mas nunca recebe o produto.
Prevenção
- Só entregue o produto após conferir que o valor foi depositado em sua conta bancária ou carteira digital;
- Mantenha a conversa pelos chats das plataformas e evite negociar por aplicativos de mensagens;
- Verifique o domínio dos e-mails (xx@nomedaempresa) de comunicados enviados pelas empresas e confira sempre o status da negociação no site ou aplicativo; e
- Ao realizar compras em lojas pouco conhecidas, pesquise se o lugar existe mesmo e cheque a sua reputação na internet.
- Invasão de conta
Geralmente, o fraudador tenta entrar em contas de plataformas online utilizando o login e senha de vazamentos na internet. Ao conseguir o acesso da conta, o criminoso realiza compras ou publica anúncios falsos de produtos que não existem, ficando com o valor do pagamento sem enviar o item para o comprador.
Prevenção
- Use senhas fortes, com letras, números e caracteres especiais, e nunca repita a mesma senha em diferentes sites; e
- Também é importante mudar as senhas de tempos em tempos e ficar atento aos alertas enviados pelas plataformas sobre tentativas de login na conta.
- Anúncio falso
Os criminosos inserem anúncios atrativos na plataforma para obter pagamentos antecipados ou até mesmo marcar um encontro com a vítima. Esse golpe costuma trazer ofertas com preços exageradamente abaixo do mercado e, além de solicitar pagamentos antecipados, pede dados confidenciais.
Prevenção
- Desconfie de anúncios com valores muito abaixo do mercado e negocie sempre pelos chats das plataformas de compra e venda, evitando aplicativos de mensagens; e
- Os fraudadores não gostam de deixar rastros de suas atuações, por isso preferem ambientes digitais onde não poderão ser identificados posteriormente.
- Coleta de dados
Por meio de técnicas de engenharia social, os fraudadores aproveitam oportunidades e criam cenários para roubar dados das vítimas e utilizá-los em golpes futuros, valendo-se também da vulnerabilidade de sistemas e uso de senhas fracas.
Prevenção
- Nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com outras pessoas. Você não daria acesso aos seus documentos para qualquer pessoa no mundo físico, certo? Tenha o mesmo cuidado no ambiente virtual;
- Também desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras; e
- Mantenha sempre as conversas pelos chats das plataformas, onde há ferramentas para promover a privacidade dos seus dados.
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