26 de janeiro, 2025

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Cadastro de produtos: quais os desafios dessa demanda nos supermercados?

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O cadastro de produtos em supermercados é uma etapa fundamental para o funcionamento eficiente das lojas, mas também representa um dos maiores desafios na gestão do varejo alimentar. O processo, que envolve desde a inserção de dados básicos até informações tributárias e logísticas, deve ser preciso e atualizado para evitar rupturas de estoque, erros de precificação e até mesmo problemas fiscais e ruídos na experiência do consumidor.

Para Alice Vieira Miranda, Diretora de Tecnologia e Comunicação da rede GoodBom, as principais dificuldades enfrentadas envolvem a precisão das informações, especialmente considerando a imensa variedade do mix de produtos. “As constantes mudanças de preços, as promoções e o lançamento frequente de novos itens exigem um esforço contínuo e colaborativo de todas as equipes envolvidas, desde o setor de compras, gestão de categorias, marketing até as operações da loja. Afinal de contas, um cadastro impreciso pode levar a falta de produtos ou preços inconsistentes, impactando diretamente a confiança dos consumidores na marca”, observa.

Segundo Marcos Leite, Gerente Trade Marketing do Savegnago Supermercados, a área ainda reúne outras frentes de cadastro como, por exemplo, fornecedores. Por isso, é fundamental receber informações necessárias e corretas para um cadastro de qualidade: identificação do produto com código e descrição; informações de classificação como categoria e seção; atributos comerciais e logísticos como unidade, medida, dimensão, peso e código fiscal e outras características como imagem e especificação técnica utilizados para área de e-commerce e marketing. “Outro desafio atual da área é buscar ter sistemas integrados de cadastro para atender a grande demanda da rede em tempo hábil”, diz Marcos.

Diversas tecnologias têm se mostrado essenciais para otimizar o processo de cadastro de produtos. Softwares de gestão de estoque e sistemas de ERP são fundamentais para integrar e gerenciar informações de forma eficaz. Além disso, ferramentas de integração para e-commerce facilitam a sincronização de dados entre plataformas, garantindo uma experiência de compra coesa para os clientes. “O uso de inteligência artificial para análise de dados também é um recurso valioso, pois proporciona insights significativos sobre o comportamento do consumidor e a eficiência do cadastro. Ao adotar essas tecnologias, conseguimos não apenas melhorar nossos processos internos, mas também aumentar nossa competitividade no mercado”, conta Alice.

Consistência e revisão

O ideal é que o cadastro de PDV e e-commerce sejam unificados, pois um sistema único de cadastro garante que as informações sejam consistentes em todos os canais, o que minimiza consideravelmente a possibilidade de erros. Essa unificação otimiza a gestão de estoque e a análise de dados, promovendo um fluxo de informações mais claro e ágil. “O grupo Savegnago tem um cadastro único para todos os produtos. mas determinadas informações podem agregar à estratégia de cada canal, principalmente o e-commerce onde são importantes dados específicos que influenciam na busca por SEO e na experiência de compra”, explica Marcos.

O modelo híbrido, que combina a tecnologia com a intervenção humana, é crucial para garantir a precisão dos cadastros de produtos, conforme a executiva da rede GoodBom. “A validação periódica e a categorização dos produtos realizadas por pessoas asseguram que os dados estejam sempre atualizados e corretos. Ao mesmo tempo, a tecnologia desempenha um papel crucial ao automatizar processos, como a importação de dados, o que otimiza o cadastro e proporciona agilidade nas operações”, assegura Alice.

Segundo a diretora do GoodBom, um dos principais erros a serem evitados é a falta de revisão regular dos cadastros, pois isso pode levar a inconsistências e à ausência de padronização. Subestimar a importância da integração de sistemas pode resultar em perda de eficiência e no aumento de erros operacionais. É crucial que a comunicação entre os setores seja eficiente, garantindo que todos tenham acesso a informações atualizadas e precisas. Manter o cadastro objetivo e organizado é vital para a eficácia do processo, pois isso facilita o acesso e a gestão das informações.

“E tão importante quanto sistemas e processos, é de grande importância que as pessoas que operam sejam bem treinadas para uma compreensão total de todas as etapas. Um bom cadastro garante eficiência em várias frentes, como gestão de mix e sortimento, estoque, vendas e, principalmente influencia na experiência dos clientes que em algum momento interagem por descrição, imagem ou algum outro atributo e a partir disso têm a decisão de compra”, completa Marcos.

https://www.supervarejo.com.br/varejo/cadastro-de-produtos-quais-os-desafios-dessa-demanda-nos-supermercados

 

 

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