05 de outubro, 2024

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Categoria pet nos supermercados: como se tornar competitivo com a concorrência especializada

O Brasil está entre os três países com a maior população de pets do mundo, com mais de 149 milhões de animais de estimação, atrás de China e Estados Unidos, de acordo com pesquisa da GFK feita em 22 países. Com o crescimento constante do número de pets no país, o mercado aquece e, consequentemente, gera oportunidades para os supermercados que apostam na venda de produtos desta categoria. Em relação à alimentação dos pets, uma pesquisa feita pela Opinion Box mostra que 65% dos consumidores optam pelas redes de pet shops para comprar a comida, e em seguida aparecem os supermercados, com 32%.

De acordo com a gerente comercial da rede Coop, Diana Queirós, a empresa trabalha com as melhores marcas do mercado e busca atender a todas as necessidades nutricionais em diferentes fases da vida do pet. “Outro aspecto de grande importância é oferecer uma alimentação completa, desde ração seca, ração úmida e petiscos. A seção de higiene vem ganhando muito espaço nas gôndolas, que são tapetes higiênicos, areias sanitárias e toda linha de higiene para pets. Hoje, disponibilizamos marcas líderes e também a marca própria de alta qualidade”, conta.

Segundo a gerente comercial da rede Coop, a categoria de pets vem sendo trabalhada mensalmente nas lojas a partir de ativações e materiais de ponto de venda. “Os festivais fazem o maior sucesso com os consumidores a cada trimestre. Uma forma de se diferenciar dos especializados é mostrar em pontos estratégicos que temos uma categoria completa à disposição dos tutores, nos checkout, pontas de gôndolas e até em ilhas espalhadas pelas lojas”, explica Diana Queirós.

Novidade para o varejo

 

Para Eduardo Maróstica, Ph.D e professor de MBAs da FGV, embora a categoria pet seja uma das mais vendidas no mundo, o consumidor está habituado a comprar esses produtos em pet shops ou nos sites das grandes redes. “Por isso, é fundamental a ativação, organização e promoção no PDV para fazer o cliente se adaptar a este tipo do produto. Para o varejo supermercadista a categoria pet é uma novidade, então, precisamos cuidar da experiência como um todo e fazer o acompanhamento da jornada 360 desse público dentro do mercado”, acredita.

De acordo com Diana Queirós, o principal desafio da rede Coop é incluir os itens da categoria pet entre os produtos da cesta de compras dos consumidores e também dos cooperados. Nosso grande desafio é incluir na lista de itens regulares da cesta de compras. Afinal, nosso objetivo é o bem-estar dos nossos pets e proporcionar facilidade ao consumidor em sua jornada de compras”, conclui a gerente comercial.

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