21 de julho, 2024

Notícias

Home » Inclusão Social / Coexistir » Centrais de intermediação em libras são inauguradas em celebração ao Dia Nacional do Surdo

Centrais de intermediação em libras são inauguradas em celebração ao Dia Nacional do Surdo

Em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos, celebrado ontem, dia 26 de setembro, a Prefeitura de São Paulo inaugura seis postos de atendimento presencial da Central de Intermediação em Libras (CIL) em algumas regiões da cidade.

A CIL, administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), é um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos. Com a instalação do sistema, os equipamentos municipais poderão atender o público surdo e com deficiência auditiva com interpretação em tempo real.

Nos dias 24, 25 e 26, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Mariana, Ipiranga e Lapa receberão a tecnologia. Já no dia 27, a unidade do Tatuapé do SEBRAE será contemplada.

Dia 28 de setembro, pela manhã o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, além de inaugurar o atendimento presencial da CIL recebe a oficina contação de história com audiodescrição e Libras. À tarde, será a vez da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no Campo Limpo.

De abril a setembro de 2018, a CIL já realizou 3.120 atendimentos a munícipes com deficiência auditiva. Os temas de maiores solicitações são jurídico, saúde e direitos humanos.

“O objetivo da CIL é promover a autonomia das pessoas com deficiência auditiva. A Prefeitura de São Paulo tem um papel fundamental de garantir o cumprimento dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, apresentando um projeto reformulado e com o apoio da comunidade surda”, explica o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Dia Nacional do Surdo

Setembro foi escolhido pelos surdos para lembrar a luta pelos seus direitos. Diversas comemorações são realizadas neste mês, como o Dia Internacional das Línguas de Sinais (10) e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21). Já o Dia Nacional do Surdo é a data de fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857.
Confira a agenda de inauguração:

24/09 – 10h – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Mariana (Rua Madre Cabrini, 99)

25/09 – 10h – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ipiranga (Rua Taquarichim, 290)

26/09 – 14h Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Lapa (Rua Caio Graco, 421/423)

27/09 – 14h – SEBRAE TATUAPÉ (Rua Itapura, N° 270)

28/09 – 12h – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes)

28/09 – 14h – Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campo Limpo (Rua Teresa Mouco de Oliveira, 121)

Sobre a Central de Intermediação em Libras

O serviço realiza a intermediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

A sede da Prefeitura de São Paulo, a Defensoria Pública e a São Paulo Turismo já contam com o Posto de Atendimento da Central de Intermediação em Libras.

Modalidades de Atendimento

Online – os munícipes com deficiência auditiva poderão fazer download do aplicativo “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares e tabletes Android ou IOS e computadores, via website. Quando acionado, o serviço faz a mediação entre surdo e intérprete.

Download Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.icom.smped.android

Download Site: https://v3.icom-libras.com.br/w/smped/webview/

Presencial – De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h. As solicitações e agendamentos poderão ser feitas pessoalmente ou por telefone e WhatsApp pelo (11) 96470- 4414. Já o atendimento presencial e in loco são realizados das 9h às 17h pelo e-mail: agendamentocil@prefeitura.sp.gov.br ou contatocil@prefeitura.sp.gov.br

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/noticias/?p=264263

 

https://www.camarainclusao.com.br/noticias/centrais-de-intermediacao-em-libras-sao-inauguradas-em-celebracao-ao-dia-nacional-do-surdo/

Comentários