22 de abril, 2024

Notícias

Home » Inclusão Social / Coexistir » Centro de empreendedorismo, tecnologia e economia criativa é inaugurado em São Paulo

Centro de empreendedorismo, tecnologia e economia criativa é inaugurado em São Paulo

Na manhã desta terça-feira, 03 de abril, foi inaugurado pelo Governo do Estado de São Paulo, no Palácio dos Campos Elíseos, centro da capital paulista, o Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa. O espaço é administrado pelo Sebrae-SP em prédio histórico localizado na área central de São Paulo e cedido pelo Estado desde julho de 2017.

Autoridades na inauguração do Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos e o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, acompanhados pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella e pelo Secretário de Estado da Cultura, José Luiz de França Penna, estiveram presentes.

“Foram R$ 20 milhões de investimento do Estado no edifício, que reabre em uma parceria com o Sebrae. O local será um espaço de referência para o empreendedorismo e economia criativa, atividades muito importantes para o território paulista. O prédio está totalmente restaurado e com acessibilidade”, destaca Alckmin. “A economia criativa é a que mais vai crescer, vai possibilitar a distribuição de renda, irrigar a economia, estimular a atividade empreendedora e a criatividade”, completou.

O projeto beneficiará cerca de 20 mil empreendedores e potenciais empresários por ano. Pensado de forma colaborativa, o Centro de Referência é um grande polo para empreendedores, startups, investidores, grandes empresas e governo. O local conta com salas de capacitação, coworking, processos de aceleração de startups e programas de open innovation para parceiros.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, lembrou do esforço feito por todos os parceiros para a criação do Centro em um prédio que simboliza a história empreendedora da cidade. Segundo ele, a cidade de São Paulo é responsável por 70% da decisão de investimento no Brasil. “O Centro será o palco ideal da exposição e do encontro de acesso a mercado de investidores para apostar nas ideias empreendedoras”, afirmou.

As ações têm o objetivo de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos negócios criativos, reconhecendo o papel central da inovação e da tecnologia em um mundo cada vez mais digital e dinâmico.

Bruno Caetano ressaltou que a cultura estará sempre representada no espaço, e que a vocação do Centro para a inovação e a economia criativa é uma aposta certa. “Se pensarmos nas cinco empresas mais valiosas do mundo no ano 2000, apenas uma era da área de tecnologia. Hoje, das cinco empresas mais valiosas, cinco são de tecnologia. Criar um espaço que privilegia o acesso e a difusão da informação, da inovação e da tecnologia mostra que São Paulo continua conectada aos desafios do futuro”, disse.

O projeto foi todo desenvolvido pensando na preservação das características arquitetônicas e históricas do local, datado do final do século 19. O subsolo abrigará salas de startups e será ocupada por novos empreendedores que pensarão ações para empresas em fase inicial que buscam explorar inovações no mercado.

Um dos principais fatores para a instalação do Centro foi a oportunidade de ocupar um prédio histórico, amplo, acessível e bem estruturado no coração de São Paulo e próximo à Escola de Negócios do Sebrae-SP, na Alameda Nothmann. Com isso, o Sebrae também pretende incentivar o intercâmbio entre esses dois locais e estimular a produção de ideias e negócios inovadores.

 

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/centro-de-empreendedorismotecnologia-e-economia-criativa-e-inaugurado-em-sao-paulo

 

Comentários


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/sinco580/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *