06 de outubro, 2024

Notícias

Home » Varejo » Com proposta de fidelização do cliente, Amazon lança cartão de crédito próprio

Com proposta de fidelização do cliente, Amazon lança cartão de crédito próprio

Por Jessica Chalegra

Em parceria com o Bradesco, Mastercard e Bradescard, a Amazon lançou na terça-feira (08), em todo o país, seu primeiro cartão de crédito. Com uma proposta de cashback, parcelamento que chega a 15 vezes e reversão de até 5% do valor da compra em produtos Amazon, o cartão tem duas modalidades: Amazon Prime e Amazon.com.br. Ambos estão disponíveis para clientes Amazon no site e aplicativo da empresa. Até o final de agosto, o cartão estará disponível para o público geral que compra na plataforma.

Domenico Tremaroli Filho, diretor de Atendimento ao Varejo e E-commerce da NIQ Brasil, abriu o evento com uma apresentação de um panorama do perfil de compra do brasileiro e comportamento do consumidor diante do atual cenário. Ao mostrar um relatório com as mudanças econômicas que têm acontecido no país, ele comentou que é a expectativa do mercado é finalizar 2023 com a inflação a 4,90. Com esse declínio consistente, o brasileiro é beneficiado na hora da compra.

Ainda de acordo com o representante da NIQ Brasil, o índice de confiança de consumidor chegou a 95%, sendo o maior desde 2019, e mostra ainda que o consumidor tem estado menos pessimista com o cenário econômico do país. Por outro lado, o brasileiro ainda está com o poder de compra corroído no cenário pós-pandemia. Diante disso, cresce o endividamento.

“Atualmente, quase 80% das famílias estão endividadas, e 30% estão com pelo menos uma conta em atraso. Essa informação é importante, porque todo esse cenário faz com que o consumidor brasileiro comece a fazer escolhas para conseguir seguir consumindo”, explicou Tremaroli.

Desde 2018, o faturamento do mercado brasileiro tem crescido significativamente, mas ele caminha junto ao aumento dos preços, apontou Tremaroli. Em resumo, o brasileiro gasta mais e compra menos. Diante desse cenário, algumas escolhas são necessárias para o consumidor; uma delas é estar mais suscetível a trocar de marcas. Houve uma redução de 11% da lealdade de cliente, no mesmo cenário em que a oferta de produtos está maior. Os números do relatório apresentado mostram que, em 2022, o brasileiro comprou em nove formatos distintos de pontos de vendas, um número superior ao período pré-pandemia. De acordo com Domenico Tremaroli, isso é motivado pelo poder de compra corroído e a busca por ofertas.

Dentro desse contexto, dois canais se destacam: o atacarejo e o e-commerce. No segundo, só em 2022, foram 21,2 milhões de novos compradores. Essa tendência foi impulsionada pela pandemia, quando as pessoas se enxergaram na necessidade de fazer compras sem sair de casa. O e-commerce se tornou o canal que mais entrou nos lares brasileiros, com 10 pontos de aumento de penetração, e segue com potencial de crescimento. Já a pesquisa de “Intenção de Compra e Top Of Mind”, da NielsenIQ Ebit Brasil, revelou que 19% dos brasileiros têm a Amazon como principal.

Nesse cenário de busca de fidelização do cliente que a Amazon lança o seu mais novo produto. O diferencial é incentivar o cliente a comprar no comércio eletrônico da empresa e, assim, os valores estarão focados dentro do ecossistema que envolve a Amazon. Ou seja, ao oferecer uma modalidade de compra adicional e com uma recompensa, torna-se possível garantir essa fidelização buscada.

O presidente da Amazon no Brasil, Daniel Mazini, reforçou que o cartão de crédito da Amazon vem para suprir uma necessidade do consumidor. Diante da crescente adesão do brasileiro ao e-commerce, a fidelidade se tornou um desafio. Ainda segundo o Mazini, o Brasil é o primeiro país da América Latina a ter o cartão Amazon. A experiência vem para somar as ofertas a formas de pagamento, que mudam com o passar do tempo.

“Meios de pagamentos são locais. Quando lançamos em um país novo, temos que nos adaptar. Lançamos no Brasil, em 2012, com vendas por cartão de crédito. Desde então expandimos para boletos, parcelamento no crédito pré-aprovado no cartão, pix, o Compre com Pontos, em parceria com a Livelo e, agora, vamos lançar nosso próprio cartão. A questão do pagamento é muito importante para o consumidor brasileiro, e algo que ressaltamos como parte da experiência”, disse Mazini.

José Rocha, diretor vice-presidente do Bradesco, comentou que a união das três empresas para lançar no mercado do consumo um cartão de crédito com esses atributos é novidade. Ele pontuou ainda a necessidade de haver melhorias constantes, para o cliente perceba a evolução.

“O lançamento desta parceria com o maior varejista global é um marco em termos de inovação digital no mercado brasileiro. Disponibilizando aos clientes os maiores avanços tecnológicos e de experiência integrada. Deste modo, reforçamos de forma decisiva o posicionamento e comprometimento do Bradesco no mercado de cartões”, frisou.

Leonardo Linares, vice-presidente sênior de Soluções para o Cliente da Mastercard Brasil, comentou que a parceria com a Amazon é uma visão de crescimento a longo prazo. Ele relembrou ainda a evolução dos métodos de pagamento no Brasil, uma vez que, hoje 86% da população brasileira já fez um pagamento digital. A expectativa é que, no próximo ano, esse número passe de 90%, uma vez que o pagamento digital se tornou cada vez mais relevante, principalmente no e-commerce.

“Nossa parceria com Amazon e Bradesco está em linha com a estratégia de fortalecer nossa liderança no varejo. Além desta visão de negócio, o novo cartão traz também diversos benefícios aliados à liberdade de escolha, segurança e conveniência, melhorando a experiência de compra e oferecendo ao consumidor final possibilidades que não têm preço”, explica.

Quais serão os benefícios do cartão em suas duas modalidades?

As vantagens do cartão Amazon abrangerão dois públicos: os clientes Amazon Prime, e os consumidores que não são Prime. Além disso, nos três primeiros meses após o lançamento, os clientes aprovados receberão um benefício de boas-vindas de 50 pontos (no valor de R$ 50) para membros Prime e 10 pontos (no valor de R$ 10) para membros não Prime.

Cartão de Crédito Amazon.com.br

  • 3% em pontos Amazon ao comprar na Amazon.com.br.
    • 2% em pontos Amazon nas compras em restaurantes, drogarias, viagens, entretenimento e compras internacionais fora da Amazon.com.br.
    • 1% em pontos Amazon em todas as outras compras realizadas fora da Amazon.com.br.
    • Pontos Amazon não expiram e cada ponto equivale a 1 real gasto no cartão.
    • Parcelamento estendido, sem juros, em até 15 vezes na Amazon.com.br para produtos selecionados.
    • Sem tarifa de anuidade.
    • Benefícios do cartão de crédito Mastercard Platinum. Para mais informações, acesse aqui.

Cartão de Crédito Amazon Prime

  • 5% em pontos Amazon nas compras feitas na Amazon.com.br.
    • Todos os outros benefícios do Cartão de Crédito Amazon.com.br.

Como será o cashback?

5% de cashback significa que serão revertidos 5 pontos para o consumidor. Ou seja, de R$ 100 reais, R$ 5 voltará ao cliente. O mesmo no caso dos 3%, para aqueles que não são membros da Prime.

Os pontos Amazon poderão ser resgatados apenas na Amazon.com.br e não expiram. O acompanhamento do saldo será realizado na carteira Amazon, no menu “Sua conta”, dentro de “Seus pagamentos”. Os clientes podem visualizar quantos pontos serão disponibilizados após o pagamento da fatura, dentro da página de gerenciamento do cartão na Amazon.com.br. Ao fazer uma nova compra, o cliente poderá escolher usá-los no pagamento total ou parcial, o que simplifica o gerenciamento das recompensas.

Como solicitar o cartão Amazon?

O cartão pode ser solicitado pelas plataformas digitais da Amazon (site e aplicativo) por todos os clientes que consomem na plataforma. A aprovação é instantânea, mas está sujeito à análise de crédito. O cartão físico chegará no endereço escolhido em até 10 dias úteis e será ativado através do aplicativo Bradescard por meio de um QR Code presente no kit de boas-vindas. Assim que a operação for finalizada, o uso estará liberado para compras fora da Amazon.com.br.

O que as empresas envolvidas esperam do lançamento?

Se por um lado a Amazon poderá expandir suas vendas, no outro, a bandeira e o emissor (Mastercard e Bradesco) também são beneficiados, uma vez que expande sua base de clientes. Isso contribui para que as três corporações aumentem suas participações no mercado.

https://www.consumidormoderno.com.br/2023/08/09/amazon-lanca-proprio-cartao-de-credito/

 

Comentários