Quem trabalha no varejo certamente já ouviu falar em estratégias omnichannel. Ao integrar diversos canais de contato com os consumidores, é possível encantar a clientela, fazendo com que ela volte com frequência à loja.
No caso dos supermercados, não é diferente. Negócios desse tipo podem se beneficiar consideravelmente de uma estratégia de integração de canais. Quer saber mais? Então continue a leitura para entender o que é omnichannel e como aplicar esse conceito aos supermercados.
O que é omnichannel?
Omnichannel é uma estratégia em que as empresas buscam integrar os diversos canais de comunicação e vendas utilizados, oferecendo aos consumidores uma experiência unificada em todos eles. Isso inclui, por exemplo, loja física, telefone, site, redes sociais e outros meios usados pelo negócio para se relacionar com os clientes.
O conceito de omnichannel surge em um contexto em que os consumidores usam cada vez mais novas tecnologias para consumir, o que provoca mudanças nos hábitos de compra.
E o que é um supermercado omnichannel?
Agora que você conhece o conceito de omnichannel, fica simples entender o que é um supermercado omnichannel. A ideia, aqui, é que os clientes possam fazer suas compras, escolher e avaliar produtos em diversos canais, eliminando barreiras entre o mundo físico e o virtual.
Com isso, a empresa pode obter diversas vantagens: oferecer uma melhor experiência aos consumidores pode se traduzir em aumento do ticket médio, compras recorrentes, indicações para amigos e familiares.
4 dicas para implementar uma estratégia omnichannel em um supermercado
Agora que você já sabe o que é omnichannel e como a estratégia se aplica aos supermercados, vamos falar sobre 4 maneiras de aplicá-la em seu negócio na prática:
1. Conheça seu público
Existem diversos canais que podem ser usados, mas não faz sentido disponibilizá-los se os seus clientes não se interessam por eles.
É importante, aqui, trabalhar com inteligência de dados. Analise as informações que possui para entender o perfil dos seus consumidores. Além disso, você pode fazer pesquisas com os clientes, traçando um perfil completo e proporcionando a melhor experiência.
2. Integre os diferentes canais utilizados
Uma experiência omnichannel envolve eliminar barreiras entre online e offline. Por isso, é fundamental que todos os canais funcionem de forma conjunta. É preciso assegurar, por exemplo, que um cliente consiga retirar presencialmente um item que comprou na loja online.
Isso envolve garantir que os produtos estejam disponíveis no ambiente físico, o que inclui um trabalho de logística. Mas não para por aí. É preciso também que a integração se aplique ao marketing e ao atendimento. Em canais como chat, email e redes sociais, a empresa deve usar o mesmo tom de voz, aproximando o público da marca.
Falando especificamente do atendimento, é necessário focar em oferecer uma experiência de qualidade, com entregas rápidas e informando o status de cada etapa. Não esqueça, também, de fazer um bom pós-vendas, estimulando o cliente a trazer feedbacks.
3. Permita a compra em diferentes canais
Para aumentar suas vendas de fato, é preciso permitir que o cliente faça compras nos diferentes canais. Divulgou uma oferta no Instagram? É necessário incluir um link para a compra do produto, que leve para o site ou o aplicativo do supermercado.
É recomendado, ainda, possibilitar que o consumidor possa continuar a compra em outros canais, se desejar.
4. Use a tecnologia
Colocar em prática um supermercado omnichannel exige esforços. É preciso integrar processos, como gestão de estoque, precificação, atendimento e marketing.
Felizmente, hoje, os negócios podem contar com a ajuda da tecnologia. Um sistema de gestão de ofertas pode ser bastante útil nesse sentido.
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