09 de outubro, 2024

Notícias

Home » Varejo » Como aumentar as vendas nos supermercados com estratégias omnichannel

Como aumentar as vendas nos supermercados com estratégias omnichannel

Quem trabalha no varejo certamente já ouviu falar em estratégias omnichannel. Ao integrar diversos canais de contato com os consumidores, é possível encantar a clientela, fazendo com que ela volte com frequência à loja.

No caso dos supermercados, não é diferente. Negócios desse tipo podem se beneficiar consideravelmente de uma estratégia de integração de canais. Quer saber mais? Então continue a leitura para entender o que é omnichannel e como aplicar esse conceito aos supermercados.

O que é omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia em que as empresas buscam integrar os diversos canais de comunicação e vendas utilizados, oferecendo aos consumidores uma experiência unificada em todos eles. Isso inclui, por exemplo, loja física, telefone, site, redes sociais e outros meios usados pelo negócio para se relacionar com os clientes.

O conceito de omnichannel surge em um contexto em que os consumidores usam cada vez mais novas tecnologias para consumir, o que provoca mudanças nos hábitos de compra.

E o que é um supermercado omnichannel?

Agora que você conhece o conceito de omnichannel, fica simples entender o que é um supermercado omnichannel. A ideia, aqui, é que os clientes possam fazer suas compras, escolher e avaliar produtos em diversos canais, eliminando barreiras entre o mundo físico e o virtual.

Com isso, a empresa pode obter diversas vantagens: oferecer uma melhor experiência aos consumidores pode se traduzir em aumento do ticket médio, compras recorrentes, indicações para amigos e familiares.

4 dicas para implementar uma estratégia omnichannel em um supermercado

Agora que você já sabe o que é omnichannel e como a estratégia se aplica aos supermercados, vamos falar sobre 4 maneiras de aplicá-la em seu negócio na prática:

1. Conheça seu público

Existem diversos canais que podem ser usados, mas não faz sentido disponibilizá-los se os seus clientes não se interessam por eles.

É importante, aqui, trabalhar com inteligência de dados. Analise as informações que possui para entender o perfil dos seus consumidores. Além disso, você pode fazer pesquisas com os clientes, traçando um perfil completo e proporcionando a melhor experiência.

2. Integre os diferentes canais utilizados

Uma experiência omnichannel envolve eliminar barreiras entre online e offline. Por isso, é fundamental que todos os canais funcionem de forma conjunta. É preciso assegurar, por exemplo, que um cliente consiga retirar presencialmente um item que comprou na loja online.

Isso envolve garantir que os produtos estejam disponíveis no ambiente físico, o que inclui um trabalho de logística. Mas não para por aí. É preciso também que a integração se aplique ao marketing e ao atendimento. Em canais como chat, email e redes sociais, a empresa deve usar o mesmo tom de voz, aproximando o público da marca.

Falando especificamente do atendimento, é necessário focar em oferecer uma experiência de qualidade, com entregas rápidas e informando o status de cada etapa. Não esqueça, também, de fazer um bom pós-vendas, estimulando o cliente a trazer feedbacks.

3. Permita a compra em diferentes canais

Para aumentar suas vendas de fato, é preciso permitir que o cliente faça compras nos diferentes canais. Divulgou uma oferta no Instagram? É necessário incluir um link para a compra do produto, que leve para o site ou o aplicativo do supermercado.

É recomendado, ainda, possibilitar que o consumidor possa continuar a compra em outros canais, se desejar.

4. Use a tecnologia

Colocar em prática um supermercado omnichannel exige esforços. É preciso integrar processos, como gestão de estoque, precificação, atendimento e marketing.

Felizmente, hoje, os negócios podem contar com a ajuda da tecnologia. Um sistema de gestão de ofertas pode ser bastante útil nesse sentido.

 

Comentários