15 de julho, 2024

Notícias

Home » Geral » Como conseguir mais clientes para o seu negócio? Estes 4 pontos podem ajudar

Como conseguir mais clientes para o seu negócio? Estes 4 pontos podem ajudar

Conseguir novos clientes pode ser desafiador, especialmente quando não se tem muitas informações sobre o público atendido e sobre quais ações podem ser tomadas para fazer com que o produto ou serviço seja conhecido por mais pessoas.

Produzir conteúdo para as redes sociais e investir em anúncios pode ser uma boa solução, mas, antes, é preciso entender melhor o cliente, além de ter um bom planejamento para que as estratégias de divulgação funcionem de fato.

Segundo a gerente de inovação e soluções do Sebrae Rio, Raquel Abrantes, é fundamental que micro e pequenas empresas foquem em organizar suas finanças e no bom atendimento ao cliente antes de qualquer movimento.

Bom planejamento é essencial para que as estratégias de divulgação funcionem e o negócio consiga atrair mais clientes

Depois disso, também é importante focar em entender os nichos de mercado atendidos pela empresa e aproveitar oportunidades para explorar suas especificidades e crescer a base de clientes.

Os quatro pontos abaixo podem ajudar quem está em busca de trazer mais clientes para o seu negócio:

1) Organizar as finanças e se planejar é o primeiro passo

A organização é o primeiro passo para o empreendedor que deseja expandir o número de clientes do seu negócio. Isso porque somente com as finanças organizadas é possível traçar estratégias de anúncio que façam sentido financeiramente para a companhia.

“Se tenho um bom planejamento, vou saber onde estou investindo mais e menos dinheiro, e também o que está sobrando”, afirma Abrantes. “Se sobra alguma coisa, eu consigo fazer uma boa campanha de marketing, por exemplo”, complementa.

Isso porque, para além de estar presente nas redes sociais, as empresas também podem apostar no impulsionamento de seu conteúdo para atingir públicos específicos. Esse processo ocorre mediante o pagamento de taxas de impulsionamento de conteúdo, que variam de acordo com cada rede social.

Além disso, Abrantes destaca que o investimento também pode ser feito em outros tipos de mídia, como em sites da internet, na televisão ou mídia impressa. Tudo depende do tipo de público que se deseja atingir.

2) Bom atendimento é cada vez mais demandado

Para conseguir captar mais clientes, Abrantes menciona a importância do bom atendimento e da proximidade da marca com quem consome seus produtos ou serviços. “O atendimento é crucial. Após a venda, tem que fazer o pós-atendimento, perguntar se deu tudo certo, se o presente foi bom, se a roupa coube, se a festa foi um sucesso”, diz a consultora.

Segundo ela, os clientes valorizam cada vez mais o atendimento personalizado, movimento que aumentou consideravelmente depois da pandemia. Ao se sentirem bem atendidos, as chances de recomendarem a empresa para outras pessoas é maior, e a procura pela marca pode aumentar a partir da recomendação “boca a boca”.

3) Entender seu nicho de mercado ajuda a personalizar estratégias

Entender o nicho de mercado em que atua é fundamental, segundo Abrantes, para direcionar os esforços de anúncio e lançamentos, o que pode aumentar o número de clientes interessados nos produtos ou serviços oferecidos.

“Se estou falando de roupas plus size, por exemplo, não adianta colocar no Instagram ou no TikTok conteúdos para todos os tipos de público”, afirma a consultora do Sebrae. “Quando tenho meu nicho de mercado muito bem direcionado, tenho um acerto muito maior”.

Essa compreensão do público pode ser feita tanto através do contato direto com os clientes, como também com estudos de mercado e tendências do setor em que a empresa atua. Segundo Abrantes, o próprio Sebrae oferece em seu site conteúdos de tendências de análise de mercado e comportamento de público que podem ajudar neste processo.

Trabalhando de forma nichada, além de se comunicar melhor com seus atuais clientes, aumenta-se a possibilidade de que estratégias de marketing ou ações promocionais sejam mais efetivas.

4) Explorar oportunidades pode ajudar a crescer

Apostar em novas possibilidades de crescimento para o negócio é outra alternativa para quem deseja aumentar o número de clientes. Para isso, fazer contato com outras companhias e explorar feiras e eventos voltados para a área de atuação da empresa é fundamental.

“Você pode verificar expositores (de uma feira de negócios) que não estão só vendendo seus produtos, como querendo ampliar seus negócios também”, diz Abrantes, mencionando a possibilidade de parcerias entre empresas, por meio de networking e rodadas de negócios.

Atuando com parcerias, é possível que o empreendedor aumente o número de clientes que possui com ações conjuntas de venda e divulgação. Além disso, é possível expandir o alcance de seus próprios produtos e serviços, crescendo o número de potenciais compradores.

https://www.estadao.com.br/pme/como-conseguir-mais-clientes-pequena-empresa

 

Comentários