13 de outubro, 2024

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Como grandes varejistas apostam em marcas próprias para fidelizar clientes?

Em um passado não tão distante, produtos de marca própria eram vistos como “de qualidade inferior”. Com clientes cada vez mais exigentes e dispostos a comprar pensando não só no preço, mas também no diferencial, embalagens estampadas com nomes de varejistas precisam contar com uma ajuda extra no convencimento. Porém, mesmo com desafios a serem vencidos, as perspectivas de futuro são positivas e grandes empresas já investem nesse modelo de negócio.

“As marcas próprias estão evoluindo de maneira acelerada, impulsionadas pela pandemia, que serviu de laboratório sensorial. O grande desafio é manter a qualidade e continuar fazendo com que esses produtos estejam presentes no carrinho dos consumidores. Mas não basta uma estratégia de marketing agressiva para isso, o trabalho começa antes da exposição na gôndola: com estudos para aprimoramento do que está sendo oferecido e análise de comportamento do público”, pontua Antônio Sá, especialista em varejo e sócio-fundador da Amicci, empresa de desenvolvimento & gestão de marcas próprias.

Segundo Sá, é necessário apostar em estratégias “fora da caixa” para conquistar o coração da população. “É preciso analisar o que a concorrência está fazendo e pensar em criar uma linha inovadora, que tenha um diferencial evidente”, diz.

Outra opção é investir em embalagens atrativas e que aproveitem as tendências do momento, considerando memes e assuntos em alta na Internet. Para isso, a empresa deve ficar atenta, a fim de não perder o timing. Um exemplo é a maior rede varejista do Brasil, Carrefour, que aproveitou o sucesso de Os Vingadores para lançar, com apoio da Amicci, produtos lácteos temáticos. Além de trazer uma embalagem especial licenciada da Marvel, o produto atende aos critérios de saudabilidade do Carrefour e da Disney.

Diferencial 

“As empresas devem acompanhar de perto as dores dos consumidores, mas também assuntos de interesse para poder desenvolver produtos únicos. É fundamental ouvir o que querem e criar em cima disso, acho que essa é a estratégia mais eficiente”, opina Sá.

Com isso, a empresa espera melhorar a experiência do usuário, com um olhar atento à jornada dos compradores também para a marca própria, sem muitos intermediários pelo caminho, contando apenas com a parceria com fornecedores locais.

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