O período de Natal é sinônimo de lojas cheias, com volume de pessoas maior nos pontos de vendas em todo o planeta. Nos supermercados, principalmente, a reposição dos produtos na prateleira precisa ser monitorada em tempo real e esse trabalho torna os promotores personagens decisivos para as vendas.
Nesse sentido, as empresas mais antenadas e que trabalham de forma estratégica para aproveitar a oportunidade de maior lucro nesse período, são aquelas que investem em treinamento presencial nas lojas, além de ensinar e aplicar técnicas de vendas voltada para atender diferentes tipos de consumidores finais.
De acordo com Jansen Moreira, CEO e fundador da Incentive.me, startup de inovação, o maior desafio para os promotores de venda durante o período de Natal nos supermercados é garantir o abastecimento e a precificação correta dos produtos nas gôndolas. Após lançar uma solução que promete reduzir em até 30% os investimentos em campanhas promocionais nos pontos de venda, o executivo acredita que falta mão de obra para trabalhar a gôndola.
Vantagem competitiva e treinamento
Para Jansen, as empresas que colocam seus promotores para ajudar uma rede de supermercados têm vantagem competitiva sobre a concorrência por executar uma estratégia de vendas. Além disso, o CEO afirma que existem ferramentas que ajudam os profissionais a agilizar tarefas e melhorar os resultados nos supermercados. “O reconhecimento de imagem é uma tecnologia que permite a redução em até 90% do tempo do promotor com questões operacionais e aumenta o seu volume de vendas nos pontos de venda”, explica.
Segundo o executivo, o tipo de treinamento mais indicado para esta época do ano são aqueles feitos em plena área de vendas, onde tudo acontece. “Quando acontecem rupturas, temos perda de espaço na gôndola para o concorrente e o preço do produto tem que estar adequado com a sazonalidade”, aponta Jansen Moreira, CEO e fundador da Incentive.me.
O que torna esses profissionais decisivos para o resultado de vendas do período, segundo o executivo da Incentive.me, é garantir o abastecimento constante e a precificação correta. “Temos que prestar atenção em coisas mínimas, como a falta de etiqueta de um preço promocional no produto, por exemplo”, finaliza.
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