Confiança do consumidor inicia processo de retomada gradual
Índice de Confiança do Consumidor subiu pelo quarto mês consecutivo em novembro
(Arte/Tutu)
A decisão das eleições de 2018 é um marco na retomada gradual da confiança do consumidor. Em novembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo avançou 6,1% e passou para 114,5 pontos. É a quarta alta seguida do indicador, que varia de 0 a 200 pontos (do pessimismo ao otimismo total). Na comparação interanual, a alta foi de 10,1%.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) alerta que, apesar de os consumidores se mostrarem mais seguros em relação às suas condições sociais e financeiras, os empresários devem continuar a evitar endividamentos e altos estoques.
Em novembro, os dois componentes do ICC avançaram na comparação com o mês anterior. O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) subiu 6,7% e atingiu 84 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o item mostrou alta de 16%. O Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC) cresceu 5,9% e registrou 134,8 pontos em novembro, sendo que, no comparativo anual, a alta foi de 7,9%.
No resultado apurado pelo ICEA, destacaram-se as duas maiores altas: o grupo de consumidores com renda superior a dez salários mínimos, que avançou 11% e registrou 92,7 pontos, e o grupo de consumidores com idade até 35 anos, que registrou alta de 8,3% e bateu os 93,5 pontos.
Nos índices medidos pelo IEC, destaque para os consumidores com renda superior a 35 salários mínimos e os com idade superior a 35 anos. O primeiro registrou alta de 7,1%, ao passar para 130,3 pontos em novembro; o segundo grupo obteve alta de 8,5%, passando para 134,9 pontos.
http://www.fecomercio.com.br/noticia/confianca-do-consumidor-inicia-processo-de-retomada-gradual
Comentários