22 de julho, 2024

Notícias

Home » Geral » Consumo digital: Marketplace é principal meio utilizado no brasil, afirmam instituto locomotiva e PWC

Consumo digital: Marketplace é principal meio utilizado no brasil, afirmam instituto locomotiva e PWC

Imagem: standret - br.freepik.com

Um levantamento do Instituto Locomotiva e PwC mostrou que 88% dos consumidores brasileiros utilizam tecnologia ou tendências relacionadas ao varejo. Uma delas é o marketplace, expoente do e-commerce nacional e que mobiliza 66% dos usuários a comprarem digitalmente.

Outros destaques relacionados ao consumo digital, segundo o estudo, são a preferência do público pela compra em e-commerce com retirada em lojas físicas (58%) e o atendimento automatizado online (46%).

Além disso, o Instituto Locomotiva e PwC afirmam, com base nos dados recolhidos, que nove em 10 consumidores priorizam marcas com experiência de compra mais agradável, praticidade no recebimento do produto e com ações de sustentabilidade.

“O desempenho surpreendente do varejo faz com que as empresas do ramo busquem entender ainda mais o consumidor. A pesquisa em conjunto com a PwC mostra que os brasileiros compram muito em lojas físicas, apesar de preferirem adquirir determinados produtos pela internet. A experiência de compra agradável e uma atenção especial aos aspectos ESG também estão entre as prioridades”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Entre as opções com menos satisfação e menor utilização dos usuários, temos, respectivamente, o atendimento automatizado e os Guide Shops, espaços para experimentar produtos na loja para comprar depois.

Convergência entre físico e online

A experiência em lojas físicas ainda é levada em consideração pelos brasileiros, mas o e-commerce encontra adeptos em categorias específicas. Na visão dos consumidores no país, segundo o estudo, a loja ideal seria nacional, com variedade na vitrine e atendentes humanos. Já os mais jovens preferem ambientes com inovação, tecnologia, música ambiente e atendentes que refletem seu próprio perfil.

Entre os segmentos com destaque para o e-commerce, o Instituto Locomotiva e PwC apontaram destaque no uso em eletrônicos (22% compram somente em lojas físicas e 33% mais pela internet), e cursos diversos (18% em lojas físicas e 10% pela internet).

Por outro lado, a frequência em lojas físicas é maior em supermercados (44% em lojas físicas e 10% pela internet), material de construção (44% em lojas físicas e 9% pela internet), e higiene e beleza (30% em lojas físicas e 23% pela internet).

https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pmes-do-rio-grande-do-sul-registram-queda-de-10-no-faturamento-em-maio

Comentários