Reportagem SA+
Giassi Supermercados e Angeloni Supermercados são alguns dos participantes do núcleo que tem o objetivo de renovar as lideranças do setor
Preparar a nova geração de gestores do varejo alimentar é uma tarefa importante. Por isso algumas redes de supermercados da região Sul se reuniram para desenvolver um braço na AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados) para essa finalidade. Em entrevista para a SA+ Ecossistema de Varejo, Chico Brust, assessor de comunicação da associação que completa 20 anos agora em agosto, explica como funciona o AGAS Jovem.
O programa foi desenvolvido para diretores, sucessores e acionistas de supermercados entre 16 e 42 anos. No primeiro ano teve apenas 8 participantes. Hoje o número cresceu consideravelmente e conta com 272 jovens. “Formamos novos líderes, fazemos viagens, cursos, e integrações em todo o Rio Grande do Sul. Também ajudamos a AMIS e a AGOS a criarem seu núcleo jovem”, afirma Brust.
O núcleo nasceu com uma iniciativa de Antônio Cesa Longo, presidente da Associação, que percebeu a necessidade de renovar as lideranças do setor, não só da AGAS, mas também de outras empresas, durante a Expo AGAS, que ocorreu em agosto de 2003.
Sendo assim, a iniciativa permite a formação de novos líderes para o supermercado e garante a continuidade do espírito empreendedor das novas gerações de supermercadistas.
“Tivemos jovens que passaram da idade limite e ascenderam para a diretoria do AGAS Jovem, viraram representantes da área ou ainda se tornaram vice-presidentes do programa”, fala Brust. Ao longo dos anos muitas pessoas passaram pelo programa, e a pretensão é de que o novo presidente da AGAS Jovem seja um ex-participante do núcleo.
Algumas das atividades oferecidas pela iniciativa são cursos, principalmente na área de desenvolvimento de líderes, e visitas técnicas como a que vai ocorrer nesta semana entre os dias 18 e 20 de julho,quando os participantes terão a oportunidade de visitar supermercados e indústrias de Santa Catarina – dentre eles Baly Energy Drink, Rocha Alimentos, Guimarães Produtos de Limpeza, Giassi Supermercados e Angeloni Supermercado.
“Também são promovidos cursos com 10 aulas uma vez a cada 15 dias nas sextas-feiras, por exemplo. Ou ainda cursos pontuais como o curso de exibição, de oratória, de como falar em público, ou cursos de gestão da operação para prevenção de perdas, de como gerenciar o setor de marketing na empresa, como cobrar planograma, gerenciamento por categoria, entre outros”, discorre.
O assessor ainda destaca a importância do programa para a conexão entre os profissionais, que em muitos casos fazem amizades e compartilham dúvidas e informações por meio do grupo do WhatsApp ou momentos de confraternização.
“Eles perguntam e dividem coisas como ‘Quem tem fornecedor de sacola?’, ‘Como vocês fazem para dar folga em tal dia?’. Enfim, tem muita troca, algo que é uma característica bem marcante e diferente do supermercadista antigo e conservador que geralmente guarda seus dados para si”, comenta.
Atualmente o Grupo tem uma estrutura com 10 diretores e 8 representantes regionais pelo Estado, que possuem a responsabilidade de propor atividades para trazer novos participantes da região onde estão localizados, além de reuniões periódicas com a diretoria e encontros casados com eventos da AGAS e paralelos. Já para o próximo ano, segundo Brust o “plano é dobrar o número de participantes e regionalizar”.
Comentários