Em 1986 o Grupo Mateus era a meta de um engraxate, que havia sido torneiro mecânico, garimpeiro e vendedor de cachaça, e nascido em Imperatriz, interior do Maranhão. E, 37 anos depois, Ilson Mateus transformou uma pequena mercearia, com apenas 50 m² na cidade de Balsas, também no Maranhão, numa realidade que se mostrou bem maior do que o sonho. O negócio, batizado com o sobrenome do empreendedor, tem hoje 249 lojas distribuídas em 109 cidades. Desse total, 72 são focadas no varejo, outras 72 no atacarejo e 105 no segmento de móveis e eletrodomésticos.
Só neste ano a companhia abriu 20 lojas em nove estados e quatro centros de distribuição. Os investimentos realizados foram de R$ 552 milhões nos primeiros seis meses de 2023, R$ 868 milhões em 2022 e R$ 1,4 bilhão em 2021. O Mateus hoje é a terceira maior rede de supermercados do país (ocupava o quarto lugar no ano passado), com faturamento de R$ 24,6 bilhões.
A empresa aposta na tecnologia para crescer e melhorar processos. Em 2013 criou a Pulse, responsável por criar as soluções tecnológicas do grupo. E as expectativas são positivas. Com a manutenção do afrouxamento da taxa Selic (taxa básica de juros da economia), o Grupo Mateus espera o aumento do consumo das famílias, o que aumenta a rentabilidade do setor. Outro aspecto positivo da redução dos juros é que o acesso ao capital fica mais barato, aumentando a capacidade de crescimento e da realização de novos investimentos.
Os planos estão a todo vapor: a mais recente novidade é operação voltada a produtos específicos para os clientes “pais” de pets. “A empresa nasceu com o propósito de ser um prestador de serviços, não apenas um depósito de produtos com renome no varejo”, diz Túlio Queiroz, CFO do Grupo Mateus. Ele detalha, com exclusividade à SuperVarejo, as metas de expansão e o que a empresa planeja para áreas como ESG, formação de colaboradores, novos negócios e tecnologia, na entrevista a seguir.
SV – Como foi o início da empresa?
TQ – O Grupo Mateus figura hoje no mercado como a maior rede varejista do Norte/Nordeste e a terceira maior empresa de varejo alimentar do Brasil. Estamos presentes no Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba, atuando com operações no varejo de supermercados, atacarejo (cash and carry), atacado, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento.
A história teve início com o trabalho incansável de um engraxate, que havia sido torneiro mecânico, garimpeiro e vendedor de cachaça, nascido em Imperatriz, interior do Maranhão. O ano era 1986 quando Ilson Mateus abriu uma pequena mercearia com apenas 50 m² na cidade de Balsas, no Maranhão. Esse foi o começo de uma história de 37 anos marcada pela sua visão empreendedora e trabalho incansável de uma equipe que hoje já ultrapassa os 54 mil colaboradores.
Para sustentação do avanço do Grupo em novos estados do Nordeste, foram inauguradas sedes administrativas em Recife, Salvador, Ceará e Teresina. Com 16 Centros de Distribuição, a estrutura logística tem dado suporte e acelerado o processo de crescimento do grupo, garantido a solidez de uma empresa genuinamente nordestina. Presente em 109 cidades, atualmente, possuímos 249 lojas em operação, sendo 72 lojas de varejo, 72 Atacarejos e 105 Eletros. Por estado, são 132 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 12 no Piauí, 11 no Ceará, 7 na Paraíba, 6 na Bahia, 4 no Pernambuco, 2 em Alagoas e 1 em Sergipe.
SV – Como podemos definir o Grupo Mateus?
TQ – O negócio é estruturado por pilares de desenvolvimento baseados em Pessoas, Tecnologia, Logística e Serviços. A empresa nasceu com o propósito de ser um prestador de serviços, não apenas um depósito de produtos com renome no varejo.
Nossa rede tem exclusividade na distribuição de produtos nacionais e importados de marcas conceituadas no mercado. Os produtos são armazenados, vendidos e distribuídos em um alto padrão de controle que nos garante abastecimento rápido, produtos frescos em nossas lojas e uma excelente experiência de compras aos nossos clientes. Os 16 Centros de Distribuição localizados estrategicamente no Maranhão, Pará, Piauí, Bahia e Pernambuco garantem também a operação varejista de pequenos e médios empreendedores no Norte e Nordeste através do Armazém Mateus.
Fora isso, somos uma empresa que tem um olhar bastante direcionado para a tecnologia. Nossa operação precisou se adaptar aos novos hábitos de consumo e fez da tecnologia uma grande aliada na busca por soluções customizadas que proporcionem novas experiências de compra para os clientes.
Foi assim que nasceu a Pulse (setor de inovação e tecnologia do grupo), em 2013. Atualmente, a maior “soft house” do Maranhão é responsável pela execução de soluções tecnológicas voltadas aos segmentos da empresa como mercado de varejo, atacado, eletro, indústria e e-commerce. Com uma equipe de mais de 350 profissionais, entre programadores, analistas e desenvolvedores, garantimos rapidez nos processos e segurança da nossa estratégia comercial.
SV – Qual a relação com os colaboradores?
TQ – Esse é outro pilar muito importante para nós, as pessoas. Afinal de contas, são elas que fazem o negócio acontecer e ser o que é hoje. Em 37 anos de história, construímos uma relação sólida com nossos colaboradores, e também com fornecedores e clientes. O trabalho, a dedicação e a geração de oportunidades estão em nosso DNA. Prova disso são nossos programas de capacitação, como a UniMateus. Lá nossos profissionais são treinados, desde os cargos de entrada até supervisão e chefias, garantindo que todos tenham a oportunidade de conhecer os processos de venda, administração, logística, produção e se transformarem em líderes preparados para assumir operações de todas as bandeiras do Grupo.
SV – Quais são, atualmente, as bandeiras do grupo?
TQ – As bandeiras do grupo são Mateus, El Camiño, Eletro Mateus, Mix Mateus, Armazzém do Seu Jeito, Mais Fraldas, Armazém Mateus, Bumba e Mateus Mais (E-commerce). Além disso, o grupo iniciou recentemente mais uma operação, o Armazzem Pet, com produtos mais específicos para os clientes “pais” de pets.
Por fim, também contamos com indústrias de panificação, em que fabricamos o nosso próprio pão francês congelado, da marca Bumba, e uma produção de pizzas, a Massa e Forno, além de um processo interno de embalagem de produtos embutidos, principalmente queijos, que leva a marca Da Casa.
SV – Quantas unidades ou lojas existem hoje? Quem está à frente do Grupo Mateus?
TQ – Contamos com 249 lojas. Destas, 72 são dedicadas ao varejo, 72 ao atacarejo e 105 ao segmento de móveis e eletrodomésticos. Neste ano, abrimos 20 novas lojas, contando com presença em 9 estados. Em agosto de 2022 o Ilson Mateus assumiu a presidência do conselho de Administração da Companhia. Neste momento, Jesuíno Martins assumiu o posto de CEO do grupo. Eu sou o vice-presidente financeiro e de RI e, Sandro Oliveira, o vice-presidente comercial e Operações.
SV – Em quais regiões brasileiras está o grupo e em quais pretende chegar? Qual será o investimento?
TQ – Estamos presentes nas regiões Norte e Nordeste, mais especificamente nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco. A distribuição por estado inclui 132 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 12 no Piauí, 11 no Ceará, duas em Alagoas, seis na Bahia, 7 na Paraíba, uma em Sergipe e quatro em Pernambuco.
Durante o ano de 2021 a companhia abriu suas primeiras lojas no Ceará. Em 2022, foi a vez de mais cinco estados do Nordeste: Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Para isso ocorrer, foram feitos fortes investimentos em logística e centros administrativos. Em 2023, continuamos a adensar a região. Em setembro, chegamos à cidade de João Pessoa e, em outubro, foi a vez de Olinda e Recife.Com relação aos investimentos, foram R$1,4 bilhão em 2021, R$868 milhões em 2022 e R$ 552 milhões nos primeiros seis meses de 2023.
SV – A empresa pretende ir ao mercado captar dinheiro? Emissão de papéis, empréstimos… Já fez isso no passado?
TQ – No decorrer dos últimos doze meses, a o Grupo Mateus realizou um trabalho importante de melhora de capital de giro, aumentado a eficiência de seu nível de estoque e fornecedores. Com isso, encerramos 2022 com dívida líquida próxima a zero e, atualmente, o endividamento líquido do grupo é muito baixo. Sendo assim, a empresa não tem necessidade, no momento, de realizar qualquer tipo de captação.
SV – Qual a expectativa para faturamento do grupo neste ano?
TQ – Apesar dos desafios macroeconômicos verificados no período, no decorrer dos seis primeiros meses de 2023 o faturamento da companhia cresceu 25,7%. No critério “mesmas lojas” o aumento foi de 10,8%.
SV – Como analisa o formato atacarejo?
TQ – O atacarejo é muito importante no modelo de negócios do grupo. No segundo trimestre deste ano, por exemplo, ele teve o melhor desempenho, registrando receita bruta de R$ 3,9 bilhões, 31,9% a mais do que o obtido no segundo trimestre do ano anterior, com crescimento em “mesmas lojas” de 7,9%. Esse segmento representou 53,8% da receita total do grupo.
O varejo, que inclui supermercados, hipermercados e lojas de vizinhança, apresentou receita bruta de R$ 1,9 bilhão no período, um crescimento de 14,9% em relação ao segundo trimestre deste ano, representando 25,7% da receita total da companhia. Tanto no varejo, quanto no atacarejo, a proposta de ser um prestador de serviço é a mesma. Nossas lojas possuem padaria, açougue e peixaria, que são diferenciais importantes no nosso modelo de atuação.
SV – Qual a maior dificuldade hoje de uma empresa brasileira, que a impede de crescer? Juros, burocracia… fique à vontade para detalhar.
TQ – O ambiente de negócios no Brasil traz diversos desafios, mas, ao mesmo tempo, traz também muitas oportunidades. A região Nordeste é um bom exemplo de onde enxergamos estas novas possibilidades. Por esse motivo, estamos focando nosso crescimento para os demais estados e cidades da região, sempre buscando conhecer, cada vez mais, nosso cliente, para atendê-lo da melhor maneira possível.
SV – O que é feito para o engajamento de funcionários?
TQ – Empresas são formadas por pessoas e por isso direcionamos o nosso olhar para as nossas. Internamente, contamos com a UniMateus, que é a nossa universidade corporativa, cujo objetivo é fortalecer e preparar nossos colaboradores para desenvolver e acompanhar o ritmo de expansão. Com o projeto de expansão, indiscutivelmente, também cresce o número de oportunidades dentro do grupo, tornando a iniciativa ainda mais valiosa.
A iniciativa surgiu em 2013 e oferece ferramentas técnicas e conteúdos comportamentais, atrelada ao conhecimento que o colaborador interno já possui. Para nós, investir em conhecimento é o fator primordial na valorização do profissional e no seu resultado positivo.
Nos dois últimos anos, a Universidade Mateus formou 39 mil colaboradores (32 mil treinados de forma online e 7 mil com aulas presenciais). Ao todo, foram 250 mil horas de treinamento. Para se ter uma dimensão do cenário atual, temos 651 talentos em formação.
SV – E de consumidores?
TQ – Eles estão cada vez mais em busca de empresas que atendam às suas necessidades com garantia e segurança nas ofertas e atendimentos. Empresas que possuem esse diferencial, largam com vantagem na frente na hora de conquistar o cliente e fidelizá-lo cada vez mais. Nosso papel é identificar e entregar aquilo que o cliente espera, pois é importante surpreendê-los em algumas situações, primando por um serviço acima do esperado. Temos hoje um grande diferencial: a qualidade da nossa prestação de serviço. Numa visita à loja de atacarejo, é possível perceber que temos um açougue, uma peixaria, padaria, lanchonete, entre outros setores bem estruturados. Estas são formas de atuação, que ajudam a fidelizar os nossos clientes. O nosso DNA não prioriza apenas o preço, mas também os serviços entregues.
SV – A taxa Selic está em queda neste momento. Como isso afeta os números da empresa?
TQ – A redução dos juros propicia um aumento do consumo das famílias e isso, sem dúvida alguma, é uma boa notícia tanto para os negócios do grupo, quanto para o varejo de uma maneira geral. Além disso, o acesso ao capital fica mais barato, aumentando a capacidade de crescimento e de realização de novos investimentos.
SV – Qual o peso do e-commerce nas vendas? O e-commerce deve ganhar mais investimentos? Quais são os planos?
TQ – Embalado primeiramente pelo comércio B2B e, nos últimos quatro anos, somado ao b2c, o comércio eletrônico já é uma realidade dentro do grupo há quase dez anos. O app Mateus Mais hoje reúne, em uma só plataforma, todas as vantagens do e-commerce que o grupo antes fazia de forma segmentada, a exemplo do Canto do Chef, Mateus Online e Mateus APP. Seguimos agora o plano de migrar a operação dos segmentos de atacado e distribuição para o Mateus Mais.
Além do e-commerce, a plataforma conta ainda com carteira digital, cashback e desconto segmentado por CPF no caixa, que acaba expandindo a experiência do aplicativo também até às lojas físicas. O ano de 2023 foi decisivo para a validação e aperfeiçoamento de modelos como o Mateus Express (Dark Store), Novo Força de Vendas (EB2B) e CRM. O time de tecnologia está focado em atuar em soluções altamente escaláveis que vão possibilitar atender praticamente 100% da capacidade do grupo para os próximos anos. Para o começo do próximo ano, estamos abrindo a plataforma para parceiros, consolidando a solução de marketplace na expectativa de aumentar o mix de produtos e aquecer o comércio eletrônico regional.
SV – Quantos funcionários têm a empresa? Esse número pode crescer? Quantas mulheres e PCDs estão na empresa? O que o grupo faz para priorizar a diversidade? Qual exatamente é, hoje, a composição de gênero?
TQ – Conta atualmente com 57 mil colaboradores, com previsão de ampliação para 90 mil até 2025. Hoje temos 23 mil mulheres na companhia e um total de 1.888 colaboradores PCD’s. Dentro de casa, temos o programa denominado Mais Inclusão, que prioriza o recrutamento deste público e tem o objetivo de gerar um relacionamento mais próximo com os colaboradores portadores de deficiência, apoiando na integração, no relacionamento com a liderança e na comunicação.Sobre a composição de gênero, as mulheres representam 40% e os homens 60%.
SV – O que a empresa vem fazendo para priorizar o ESG? Quais as práticas efetivas implementadas para reduzir o impacto ambiental?
TQ – Nos posicionamos com clareza na priorização da educação, sendo este um de seus pilares estratégicos, gerando maior impacto no desenvolvimento de seus colaboradores e nas comunidades nas quais atua.O conjunto de iniciativas para reduzir o impacto ambiental do nosso negócio, assim como as práticas e estratégias de responsabilidade social e a plataforma de governança de nossa empresa, tem como pilar o viés educacional. Acreditamos que a mudança vem do indivíduo, desde o consumo sustentável, perpassando pelo conjunto de valores incentivados na formação de nossa liderança e culminando na responsabilidade ética como premissa de governança e transparência.
Mais especificamente com relação às ações de meio ambiente, podemos destacar boas práticas ambientais. Nossa matriz energética é sustentável e 95% da nossa energia é limpa; os efluentes que geramos são tratados; todos os resíduos gerados são segregados e destinados corretamente durante o processo produtivo; realizamos a manutenção preventiva em nossos equipamentos e veículos como forma de mitigar a emissão de poluentes no ar; monitoramos níveis sonoros emitidos em nossas unidades; temos controle dos produtos químicos e priorizamos a utilização de produtos de menor impacto.
SV – O Natal é a data mais esperada do varejo. O que vocês esperam do fim do ano (crescimento %)?
TQ – O Natal é o momento no qual as pessoas investem em algo especial para estar junto daqueles que amam e são importantes em suas vidas. Sendo assim, preparamos nossas lojas com muito carinho para oferecer os produtos e as soluções para cada perfil de cliente. A companhia não divulga projeções.
https://www.supervarejo.com.br/entrevista/de-pequena-mercearia-a-terceira-maior-rede-do-pais
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