Um grande desafio do desperdício no varejo é conseguir equilibrar ações que impactem o excesso de produto sem gerar efeitos na disponibilidade para os consumidores, o que derruba a venda. Outro desafio é a crescente demanda por produtos frescos nos supermercados físicos, especialmente frutas, verduras e legumes, que são mais complexos de gerir e podem representar até 65% das perdas totais do varejo alimentar, segundo a última pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga).
A complexidade para chegar nesse equilíbrio, especialmente em perecíveis, exige soluções sofisticadas. A startup Aravita, que usa inteligência artificial para melhorar a gestão de produtos frescos em supermercados, já é capaz de trazer resultados de diminuição do desperdício, ao mesmo tempo que também diminui as rupturas de produtos.
Com inteligência artificial, a empresa usa dados internos e externos, como histórico de vendas, indicadores macroeconômicos e clima para alimentar algoritmos e fazer a recomendação de compra de frutas, legumes e verduras pelos supermercados o mais próximo da perfeição por meio de previsão de demanda, gestão preditiva de estoque e simulação de cenários de abastecimento. Desta forma, não haverá produtos além do necessário no estoque, reduzindo o desperdício de alimentos.
Desperdício de Alimentos: IA é aliada para reduzir desperdício nos supermercados
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