Para realizar um processo de contratação inteligente é preciso encantar os potenciais colaboradores. Isso faz com que seus futuros funcionários entrem no seu varejo mais focados e motivados.
O insight foi compartilhado por Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, e especialista em pessoas e processos. Segundo ela, situações diferentes no recrutamento devem ser avaliadas de forma segmentada.
“A primeira etapa é a consciência. Ela é voltada às pessoas que ainda não conhecem a empresa, mas precisam conhecer. Neste caso, a área de RH trabalha considerando que um dia esse potencial colaborador poderá procurá-la para considerar a empresa como uma possível empregadora”, conta Carla.
Assim, fazer um anúncio em plataformas online pode ser um diferencial. Usar o poder das mídias compartilháveis como Instagram, WhatsApp, e etc., também é importante, pois as pessoas gostam de avisar umas as outras sobre possíveis vagas, algo que potencializa as chances do anúncio “viralizar”.
A especialista ainda explica que existe uma outra fase, chamada consideração, que é voltada às pessoas que já conhecem a empresa.
“Neste caso, é importante manter o site e as mídias bem apresentáveis e atualizados. O RH também deve estar atento a possíveis depoimentos de clientes e colaboradores no Google, no LinkedIn e em outras mídias. Tudo isso é vitrine.”, explica a executiva.
Carla também discorre sobre a etapa de entrevista, fundamental para “vender” a empresa ao potencial colaborador.
“Anos atrás, achava-se que se a empresa estava ofertando uma oferta de emprego, cabia ao aspirante à vaga saber se vender, mas hoje acontece o contrário, pois a concorrência em busca de bons profissionais é grande. Atualmente, é a empresa que precisa mostrar que vale a pena”, ressalta Carla Martins.
Sendo assim, é preciso que a empresa explique ao profissional o seu cargo, mas também as possibilidades existentes no futuro. “Da mesma forma, precisa contar se existe um trabalho de meritocracia ali, se a empresa prioriza algumas coisas, se faz festas e outros detalhes. Uma boa conversa na entrevista ajuda a vender tudo que a empresa oferece de bom e, caso a contratação dê certo, muito possivelmente a pessoa já entrará mais”, conclui Carla.
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