15 de julho, 2024

Notícias

Home » Geral » Encantar futuros colaboradores é uma das chaves para garantir um processo de recrutamento bem-sucedido

Encantar futuros colaboradores é uma das chaves para garantir um processo de recrutamento bem-sucedido

Imagem: aleksandarlittlewolf - br.freepik.com

Para realizar um processo de contratação inteligente é preciso encantar os potenciais colaboradores. Isso faz com que seus futuros funcionários entrem no seu varejo mais focados e motivados.

O insight foi compartilhado por Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, e especialista em pessoas e processos. Segundo ela, situações diferentes no recrutamento devem ser avaliadas de forma segmentada.

A primeira etapa é a consciência. Ela é voltada às pessoas que ainda não conhecem a empresa, mas precisam conhecer. Neste caso, a área de RH trabalha considerando que um dia esse potencial colaborador poderá procurá-la para considerar a empresa como uma possível empregadora”, conta Carla.

Assim, fazer um anúncio em plataformas online pode ser um diferencial. Usar o poder das mídias compartilháveis como Instagram, WhatsApp, e etc., também é importante, pois as pessoas gostam de avisar umas as outras sobre possíveis vagas, algo que potencializa as chances do anúncio “viralizar”.

A especialista ainda explica que existe uma outra fase, chamada consideração, que é voltada às pessoas que já conhecem a empresa.

“Neste caso, é importante manter o site e as mídias bem apresentáveis e atualizados. O RH também deve estar atento a possíveis depoimentos de clientes e colaboradores no Google, no LinkedIn e em outras mídias. Tudo isso é vitrine.”, explica a executiva.

Carla também discorre sobre a etapa de entrevista, fundamental para “vender” a empresa ao potencial colaborador.

“Anos atrás, achava-se que se a empresa estava ofertando uma oferta de emprego, cabia ao aspirante à vaga saber se vender, mas hoje acontece o contrário, pois a concorrência em busca de bons profissionais é grande. Atualmente, é a empresa que precisa mostrar que vale a pena”, ressalta Carla Martins. 

 Sendo assim, é preciso que a empresa explique ao profissional o seu cargo, mas também as possibilidades existentes no futuro. “Da mesma forma, precisa contar se existe um trabalho de meritocracia ali, se a empresa prioriza algumas coisas, se faz festas e outros detalhes. Uma boa conversa na entrevista ajuda a vender tudo que a empresa oferece de bom e, caso a contratação dê certo, muito possivelmente a pessoa já entrará mais”, conclui Carla.

https://samaisvarejo.com.br/publicacoes/encantar-futuros-colaboradores-e-uma-das-chaves-para-garantir-um-processo-de-recrutamento-bem-sucedido

 

 

 

Comentários