18 de setembro, 2024

Notícias

Home » Destaques » Escola Social do Varejo, mantida pelo Carrefour, seleciona jovens em busca do primeiro emprego

Escola Social do Varejo, mantida pelo Carrefour, seleciona jovens em busca do primeiro emprego

Mantida pelo Grupo Carrefour Brasil, a Escola Social do Varejo (ESV) está com inscrições abertas até 1º de março para a turma de 2024. O projeto, em parceria com o Instituto Aliança, conta com 450 vagas nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Os participantes que concluírem a formação receberão um certificado de extensão emitido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Para participar da seleção, é necessário ter de 17 a 24 anos, ter concluído o Ensino Médio na rede pública e possuir renda familiar de até três salários mínimos. Os selecionados contam com empréstimo de tablet com acesso à internet para utilizar durante o período de formação. Para as atividades presenciais, as pessoas selecionadas têm benefícios como auxílio transporte, lanche e uniforme.

Os jovens que participam da ESV recebem apoio e orientação para a busca de oportunidades de emprego. Um dos maiores atrativos do programa é o alto índice de inserção no mercado de trabalho, que alcança 80% dos participantes, sendo a maioria deles encaminhada a empresas de médio e grande porte.

A iniciativa complementa outros programas do Grupo Carrefour Brasil na luta para a diminuição das desigualdades sociais. “Como o maior varejista alimentar do País, entendemos e assumimos o tamanho da responsabilidade que temos em contribuir com a transformação da sociedade, por meio de projetos como a Escola Social do Varejo, que atuam na redução das desigualdades, trazendo oportunidades de desenvolvimento profissional, crescimento e autonomia para jovens que estão iniciando a trajetória profissional”, afirma a diretora sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Susy Yoshimura.

Integralmente gratuito, mantido e financiado pelo Grupo, o programa existe desde 2010 e já formou mais de 12 mil jovens, preparando os participantes para o mercado de trabalho, com foco no segmento varejista.

A formação conta com 300 horas de capacitação e amplia os horizontes dos alunos que buscam o primeiro emprego formal.

Atualmente, o curso é ofertado em modelo EAD, mas também conta com atividades e encontros presenciais nos núcleos de cada região.

Processo seletivo 

 

Na primeira etapa, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online para o núcleo do estado de interesse, quais sejam, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, este último com disponibilidade em Salvador e São Cristóvão.

Após o preenchimento, é preciso aguardar a publicação da lista de selecionados, amplamente divulgada nos canais de comunicação do Grupo Carrefour Brasil e do Instituto Aliança no Facebook e Instagram.

Os jovens que corresponderem aos critérios para admissão no programa são incluídos em grupos de WhatsApp de cada estado e recebem informações sobre os próximos passos.

Na segunda etapa, os inscritos participam de uma dinâmica de grupo online, com a equipe de educadores e coordenadores da ESV, e respondem a uma sondagem para avaliação de conhecimentos pessoais e gerais. O início das aulas está previsto para 11 de março de 2024.

Para realizar a matrícula, os candidatos aprovados precisam providenciar documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e foto 3×4, escolares, como declaração de conclusão do Ensino Médio ou a Ficha 19 para quem já finalizou, além da carteira de trabalho, PIS/NIS e certificado de reservista do Exército Brasileiro ou CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação para os jovens do sexo masculino.

O projeto conta com parcerias locais do Compaz e da Secretaria de Segurança Urbana, em Recife, Obras Sociais Missionários da Compaixão, em Salvador, e da Fundação Gol de Letra desde o primeiro semestre de 2023, no bairro região do Caju, no Rio de Janeiro.

Imagem: Reprodução

https://mercadoeconsumo.com.br/23/02/2024/noticias/escola-social-do-varejo-mantida-pelo-carrefour-seleciona-jovens-em-busca-do-primeiro-emprego

 

Comentários