Segundo estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgados no início de novembro, o varejo paulista deve fechar o último trimestre de 2024 com a criação de 30 mil postos de trabalho para atender as vendas de fim de ano. Nesse contigente, 35% das vagas temporárias ou efetivas são destinadas ao varejo alimentar, segmento que historicamente ganha fôlego com a dobradinha Black Friday + festas de fim de ano.
Já de acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), a previsão é de 450 mil contratos de trabalho temporário firmados em outubro, novembro e dezembro em todo o Brasil.
Dados da Gupy, uma das plafatormas de emprego online mais relevantes do Brasil, confirmam que tanto a Black Friday quanto a proximidade das festas de fim de ano têm gerado um boom de postos de trabalho temporários. “Tivemos um pico de posições publicadas no mês de outubro, com mais de 7 mil posições de vagas temporárias. O mês de novembro deve manter uma tendência positiva, pois já está chegando na média de vagas publicadas dos outros meses do ano”, conta Guilherme Dias, cofundador da Gupy.
Por meio do mapeamento geral por segmentos, a Gupy concentra o maior volume de vagas temporárias de final de ano nos setores de comércio e serviços. Conforme dados gerais envolvendo diversos segmentos, os cinco Estados que mais oferecem posições de trabalho, em ordem decrescente, são São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
De acordo com Ana Cláudia Peixoto, gerente de Gente da plataforma Sólides, tradicionalmente os meses de novembro e dezembro consistem no ápice das contratações temporárias, concentrando 50% de todas as vagas do ano. “No varejo alimentar, há uma grande expectativa de movimentação, especialmente com o aumento da demanda sazonal. As pequenas e médias empresas desempenham um papel fundamental nesse cenário, aproveitando esse aquecimento para reforçar suas equipes e atender melhor os consumidores. Nossa plataforma de vagas tem observado esse crescimento e está preparada para conectar empresas a talentos que possam suprir essa demanda”, pontua.
Contratações assertivas
Para Guilherme Dias, da Gupy, uma contratação eficiente começa com um bom planejamento. Ele defende que no varejo alimentar isso é ainda mais essencial, considerando os picos de demanda, como nas festas de fim de ano, que podem exigir ajustes no quadro de vagas para atender ao aumento no fluxo de clientes. Planejar com antecedência, identificando os cargos mais impactados e prevendo a necessidade de contratações temporárias, garante que a operação se mantenha ágil e eficiente.
“Além do planejamento, o uso de tecnologias para otimizar os processos seletivos é um diferencial. Ferramentas como a Gupy Recrutamento & Seleção permitem gerenciar vagas e candidaturas de forma estruturada, divulgar oportunidades em larga escala e criar bancos de talentos para futuras contratações. Isso não só agiliza os processos, como também reduz custos operacionais e melhora a experiência dos candidatos”, avisa.
Na opinião de Ana Cláudia, destacar benefícios e a possibilidade de efetivação pode atrair profissionais mais engajados. “Outro ponto-chave é investir em um processo seletivo ágil, priorizando perfis comportamentais alinhados ao ritmo dinâmico do setor”, diz. “Vale lembrar que parcerias com instituições locais podem ser estratégicas para atrair jovens aprendizes e estagiários, enquanto priorizar profissionais da região fortalece a conexão comunitária e diminui custos logísticos”, completa Guilherme.
Redes em movimento
No interior paulista, redes como Max Atacadista, Bom Lugar, Tauste, Chimar e Assaí Atacadista vêm reforçando seus quadros de colaboradores com vagas abertas temporárias ou efetivas em diversos setores. Outra rede que recentemente anunciou oportunidades é a Hortifruti Natural da Terra, que oferece mais de 350 vagas fixas e temporárias para pessoas com idade a partir de 18 anos e Ensino Fundamental completo para lojas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
A demanda de fim de ano da Hortifruti Natural da Terra é impulsionada, principalmente, pela procura por itens para a ceia de Natal, Réveillon e, ainda, pelo aumento na busca por alimentos saudáveis durante o verão. “Para atender a esse volume de forma eficiente, precisamos fortalecer nossa operação, garantindo uma experiência de compra assertiva, com um atendimento memorável e a oferta de produtos frescos e de qualidade. Além disso, acreditamos que as oportunidades temporárias representam uma excelente chance para quem busca uma possível efetivação em uma empresa diversa e plural, que valoriza a força e a criatividade das pessoas para impulsionar a transformação do negócio”, afirma Ana Paula Martins, Head de Gente & Gestão da rede.
Alguns dos cargos temporários disponíveis são manipulador de alimentos, auxiliar de padaria e operador de loja. Já as vagas efetivas incluem atendentes de lanchonete, açougueiros, peixeiros e sushimeiros, entre outras.
Com quatro unidades no interior paulista, a rede de Supermercados Dalben não costuma contratar colaboradores temporários nem fixos para atender a demanda sazonal aquecida. Em novembro, a rede intensificou a capacitação dos colaboradores com foco no atendimento a fim de desenvolver habilidades como flexibilidade e empatia. “Nossa estratégia é não conceder férias no mês de dezembro a fim de contar com o efetivo 100% disponível no fim do ano. Hoje o nosso maior desafio é em relação às vagas ainda em aberto, pois alguns quadros. Estamos com dois recrutadores participando de todos os feirões e fazendo um trabalho massivo para tentar repor essas vagas em tempo recorde”, fala a diretora de marketing Fernanda Dalben, que também é CEO da SMKT – Soluções de Marketing para Varejo.
Comentários