O fluxo de consumidores nas lojas físicas caiu 6% em outubro de 2023, se comparado com o mesmo período do ano passado. Tanto as lojas de rua quanto as de shoppings apresentaram recuo de 7%. Esses são dados da pesquisa IPV (Índices de Performance do Varejo), organizada pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O levantamento também revelou que em relação ao mês anterior, as lojas em shopping centers tiveram uma melhor performance, registrando crescimento de 1% no fluxo. Já as lojas situadas na rua apresentaram queda de 6%. No ano anterior, na mesma base de comparação, o resultado foi de crescimento, com alta de 7% para ambos.
Alta nas Vendas
Mesmo com menos visitas, as vendas nas lojas físicas tiveram aumento de 9%, frente ao mesmo mês do ano anterior. Para os estabelecimentos de rua, a alta foi de 13%, enquanto os lojistas de shoppings registraram crescimento de 3%. O movimento de alta foi generalizado entre as regiões, mas o destaque positivo foi o Nordeste, com 14%, seguido pelo Centro-Oeste, com 11,5%. Nenhuma região apresentou queda.
Comentários