A Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, fechou o 4° trimestre de 2022 com receita líquida consolidada de R$ 2,7 bilhões (R$ 1,8 bilhão no Varejo e R$ 829 milhões no Atacado) e crescimento de 25% sobre o mesmo período do ano anterior. A receita líquida no ano foi de R$ 9,2 bilhões com aumento de 13% sobre 2021. O EBITDA apresentou crescimento de 37,2% e margem EBITDA de 6,4%, no trimestre, influenciado pela conversão de formatos às necessidades dos clientes (Supermercados e C&C), aquisição e expansão orgânica, dentre outros fatores. No ano, o Ebitda cresceu 14,2% atingindo R$ 571 milhões.
A aquisição do Giga Atacado, oficializada em 1º de julho, contribuiu de forma significativa para o desempenho da companhia no Brasil e fez com que a participação do formato C&C quase dobrasse, chegando a representar 31,1% da receita líquida da Cencosud Brasil. Apenas no 4° trimestre, a receita líquida do negócio de Cash & Carry cresceu 117% sobre o mesmo período do ano anterior, consolidando o caminho já traçado para destinação da maior parte dos recursos ao formato que mais cresce no país.
Ainda no 4° trimestre também foi inaugurada a 11° loja do Giga, primeira sob a gestão Cencosud, localizada em Tremembé, com R$ 30 milhões de investimento. Em 2022, Cencosud investiu um total de R$ 220,6 milhões, 21,9% superior a 2021, os quais foram destinados a abertura de 20 lojas e reforma de 11 unidades, sendo este o período com maior investimento dos últimos anos. Ao final de 2022, a Cencosud Brasil contava com 372 lojas, sendo 323 no Varejo e 49 no Atacado.
Comentários