19 de fevereiro, 2025

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Gestão de FLV no verão: estratégias para maximizar vendas e reduzir perdas

Durante os meses quentes, a seção de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) no varejo alimentar exige planejamento cuidadoso e abastecimento com produtos frescos e atrativos, que atendam à demanda sazonal dos consumidores. É essencial oferecer frutas refrescantes, tropicais e sazonais, legumes e verduras e frutas cortadas, que garantem praticidade e atratividade para os clientes. Produtos orgânicos também são uma prioridade crescente.

Devido às altas temperaturas, o amadurecimento e a deterioração dos produtos do setor de FLV ocorrem de forma mais acelerada. Para Rodrigo Brisque, gerente de Produto do GoodBom, rede com mais de 10 lojas localizadas no interior paulista, alguns fatores são cruciais para minimizar esses impactos. “O primeiro é realizar pedidos mais assertivos alinhados ao giro necessário das lojas. Em seguida, é fundamental cuidar do transporte, recebimento, abastecimento, armazenamento e manipulação dos produtos na área de venda”, explica. Por fim, a climatização das lojas faz toda a diferença.

A formação e o treinamento adequado das equipes também desempenham um papel vital. Colaboradores bem preparados garantem um abastecimento eficiente e uma manipulação cuidadosa, ajudando a reduzir desperdícios. “A gestão eficaz da seção de FLV durante o verão exige um equilíbrio entre logística, qualidade e apresentação. As condições climáticas exigem mais cuidado com a temperatura, a rotação de produtos e a exposição ao público. Um bom planejamento, aliado a boas práticas de higiene e manuseio, pode aumentar as vendas e minimizar perdas durante esse período mais desafiador”, pontua Doane Christina Moda, diretora de Marketing do Grupo Enxuto.

Lidando com intempéries

Eventos climáticos adversos, como tempestades, enchentes e interrupções no fornecimento de energia, também podem comprometer o abastecimento durante o verão. Doane reforça que a prevenção é essencial para mitigar esses riscos. “Diversificar fornecedores, monitorar constantemente o clima e manter estoques de segurança são medidas fundamentais. Além disso, é importante manter os consumidores informados e oferecer alternativas sempre que necessário. Essas estratégias ajudam o varejo a enfrentar imprevistos e a preservar a confiança do cliente”, afirma.

Vale lembrar que a seção FLV é uma das mais importantes em um supermercado. A percepção do cliente em relação à qualidade, ao sortimento e aos preços é bastante sensível. Para se diferenciar da concorrência nessa área é necessário ir além de oferecer bons produtos. “É preciso focar em qualidade, atendimento ao cliente, inovação, praticidade e experiência de compra”, diz Doane, que recomenda ainda a criação de promoções para destacar a seção e, consequentemente, evitar desperdícios.

https://www.supervarejo.com.br/varejo/gestao-de-flv-no-verao-estrategias-para-maximizar-vendas-e-reduzir-perdas

 

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