17 de julho, 2024

Notícias

Home » Destaques » GPA registra aumento de 80% na receita de publicidade com retail media

GPA registra aumento de 80% na receita de publicidade com retail media

Imagem: Divulgação - GPA

Estratégias publicitárias são formas de lucrar mais com o espaço do varejo alimentar. O fluxo de consumidores diário é alto e há uma intenção de compra. Por isso, anúncios e comerciais no local recebem muita atenção.

Para se ter uma ideia, segundo a eMarketer, empresa especializada em marketing digital, a expectativa é que os investimentos em mídia de varejo alcancem US$ 110 bilhões em 2026.

Observando essa tendência, o GPA passou a intensificar a monetização dos seus canais de venda por meio de ações de retail media, criou uma área específica para o setor com equipe focada nesse formato e registrou resultados promissores.

Somente no último ano a empresa já percebeu um aumento de 80% em sua receita com publicidade. Para 2024, a meta é ter um crescimento de 45% em cima do alcançado em 2023.

Há dois anos, o Grupo possuía 21 clientes em sua carteira de anunciantes e em 2023 esse número se triplicou. Hoje, além de contar com grandes fornecedores como a Ambev, Coca-Cola e Nestlé, a empresa também tem agências de publicidade em sua carteira.

Segundo Paulo Sérgio Mariano, gerente de retail media, dados e monetização do GPA, a companhia está na fase final do turnaround e o retail media é uma fonte de receita adicional que auxilia na dimensão dos custos e nas novas frentes de negócio.

O executivo também afirma que uma agência de mídia externa não sabe se um produto está ou não vendendo bem na loja, se tem estoque, etc. E isso é uma vantagem competitiva para o varejo.

Atualmente, o GPA conta com mais de 1.200 telas digitais, principalmente nas regiões de acesso às lojas, porém o objetivo é aumentar a presença dessa tecnologia nas pontas de gôndola, onde o cliente de fato realiza suas compras.

Até o momento, mais de 100 lojas de proximidade já foram digitalizadas, e em breve as novas telas chegarão a 34 unidades do Pão de Açúcar, sendo que 13 serão equipadas até o final deste mês.

Case de sucesso

Um dos cases de sucesso compartilhados pela empresa foi realizado com a Pepsi Black, que tematizou 150 unidades do Pão de Açúcar – da cancela do estacionamento até a estrutura interna da loja – e promoveu descontos no produto para consumidores dentro do programa de fidelidade.

Com essa ação, a marca registrou um crescimento de três dígitos, tanto em valor nominal quanto em volume, e, de acordo com Mariano, mesmo após o encerramento das ativações houve um crescimento expressivo durante um tempo.

Fonte: Info Money

https://samaisvarejo.com.br/detalhe/reportagens/gpa-registra-aumento-de-80-na-receita-de-publicidade-com-retail-media

 

 

Comentários