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Para muitos brasileiros, ainda é uma novidade entrar em um supermercado ou loja de conveniência sem a presença de outras pessoas, onde tudo é automatizado. O cliente entra no ponto de venda, escolhe o que deseja e faz o pagamento, tudo sem nenhum contato com funcionários no caixa. Devido ao fato de que a honestidade do consumidor é a base para esse modelo de negócio, ficou conhecido como ‘honest market’ e inclui todo tipo de tecnologia usada nestas lojas autônomas.
De acordo com dados da AmLabs Ventures, empresa especializada no mercado de vending machines, o setor de gestão de máquinas de honest market movimentou algo em torno de R$ 600 milhões, apenas em 2021, com expectativa de superar R$ 1 bilhão este ano. Neste cenário, diversos players do setor começam a investir neste modelo de loja autônoma, onde a experiência do consumidor é totalmente automatizada pela tecnologia.
A rede de supermercados Muffato inaugurou uma loja autônoma em Curitiba, a Muffato Go, e reforça a ideia de que esse modelo de ponto de venda começa a ganhar espaço e, sobretudo, agradar o consumidor que busca agilidade e conveniência. Para desenvolver o projeto, o grupo Muffato contou com a parceria da startup Sensei, que forneceu a tecnologia para lojas autônomas.
Jornada de compra automatizada
A partir de uma plataforma de inteligência artificial, a experiência do cliente muda completamente porque não existem caixas, checkout, filas, nem mesmo leitura de código de barras dos itens selecionados. Pelo aplicativo, os usuários conseguem entrar na loja, escolher os produtos e sair, sem nenhum tipo de fricção na jornada de compra.
Tudo é feito a partir de sensores que monitoram as interações com cada produto e, de acordo com Vasco Portugal, CEO e co-fundador da Sensei, a empresa está empolgada por trazer um novo nível de conveniência para os consumidores brasileiros usando tecnologia autônoma. Segundo dados da AMLabs, o potencial de faturamento do setor de lojas autônomas no Brasil, em 2022, pode chegar a R$ 35 bilhões.
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