Fabien Datas
Através de uma abordagem quantitativa com mais de 500 entrevistados de forma online e usando o seu painel proprietário, o Instituto QualiBest mapeou os hábitos dos consumidores em varejistas alimentares no Brasil:
– A loja física é disparado o lugar onde os responsáveis pelas compras de mercado costumam comprar (mais de 80% compram em um formato físico de alimentação enquanto não passam de 15/17% online);
– Os Consumidores usam mais ecommerce de atacarejos do que de supermercados ou outros mercados;
– 56% declaram comprar em lojas ou plataformas online como Mercado livre, Amazon via mobile;
– 61% afirmam usar plataformas de entrega/ delivery como: Ifood, Rappi, etc, via mobile;
– 37% dos entrevistados tem cartão da loja onde faz compra;
– O principal meio de pagamento usado em varejo alimentar, tanto em lojas físicas quanto online, é o PIX;
– Hiper e Supermercados são o formato prioritário para fazer compras em todos os tipos de produtos. Atacarejos são relembrados principalmente em categorias da cesta básica e de Limpeza. Os mercadinhos de bairro são relembrados em categorias complementares e bebidas não alcoólicas;
– Preço é o motivo principal que leva os entrevistados a comprarem em Supermercados e Atacarejos. Supermercados se destacam também em variedade enquanto os Atacarejos não têm outros atributos destacados além de preço e quantidade
Proximidade e praticidade são os principais motivos para os entrevistados buscarem mercados menores e de bairro;
– Em 2024, 40% estão gastando mais do que antes, mas independente de gastar mais ou menos, eles estão comprando menos itens;
– 47% declaram trocar marcas que costumavam usar por marcas mais baratas, com destaque paras as classes DE (58%);
– 43% afirmam procurar lugares onde encontram produtos mais baratos;
– 36% pesquisam ofertas antes de sair para comprar, com destaque para a classe A (44%).
Comentários