Oficialmente comemorada amanhã (29), mas com promoções que se estendem ao longo do mês, a Black Friday deste ano promete elevar ainda mais as vendas do varejo. Para se ter uma ideia, a expectativa é de que os hiper e supermercados faturem R$ 960 milhões no período de promoções – o equivalente a cerca de 18,4% do faturamento total esperado para o varejo que chega em R$ 5,22 bilhões, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
Dados da Ecglobal, também apoiam a tendência de crescimento e indicam que cerca de 20% dos consumidores pretendem usar a Black Friday para abastecer a cesta básica ou realizar a compra mensal, priorizando promoções reais e preços baixos.
Um dos fatores mais importantes da época são as vendas online. Cada vez mais presente na rotina dos consumidores, os canais digitais oferecem um atrativo para quem não quer enfrentar longas filas. Tanto é que o varejo online deve registrar um aumento de 9,1% nas vendas durante a semana principal da promoção, de acordo com a Neotrust Confi. E isso não será diferente no segmento de alimentos.
Segundo um levantamento realizado pela NielsenIQ Ebit em 2023, o número de pedidos de produtos de gôndola cresceram mais de 157% vs 2022. Além disso, o faturamento das vendas online dos produtos de giro rápido, como Alimentos e Bebidas, foram o grande destaque da Black Friday de 2023 e cresceram 91% nas vendas em comparação com 2022.
Para Rafael Pinto, diretor de fullfilment da Daki, supermercado 100% digital, a data tem se transformado, expandindo seu alcance para além dos tradicionais eletrônicos e grandes bens de consumo. “No setor de alimentos, percebemos uma crescente demanda por itens básicos e de conveniência, impulsionada principalmente pelo aumento da digitalização e pelo uso de aplicativos de entrega. Isso reflete uma mudança nos hábitos de compra, em que os consumidores buscam praticidade e economia no abastecimento de suas dispensas”, comentou.
Sendo assim, a Daki projeta um aumento de até 30% nas vendas em novembro. Com o reforço de promoções e campanhas agressivas ao longo do mês, a expectativa é alcançar até 50% ou 60% de crescimento nas vendas em determinadas categorias. “O impacto promete ser bastante positivo e algumas subcategorias como bebidas alcoólicas, azeite, bebida láctea, destilados, licor e outras bebidas não alcoólicas se destacam como alguns dos principais impulsionadores do crescimento da Black Friday no setor de supermercados”, complementa Pinto.
Já o GPA também investiu com mais força nas estratégias online para a data. A atual campanha da bandeira Pão de Açúcar, válida somente para o site e aplicativo, oferece até 90% de desconto na segunda unidade de diversos produtos selecionados dentre as seções de limpeza, bebidas alcoólicas entre outras.
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