08 de dezembro, 2024

Notícias

Home » Decisões Judiciais » Indenização por danos materiais. Pensão mensal. Lucros cessantes. Dedução do valor do benefício previdenciário. Transcendência política reconhecida na decisão agravada.

Indenização por danos materiais. Pensão mensal. Lucros cessantes. Dedução do valor do benefício previdenciário. Transcendência política reconhecida na decisão agravada.

Esta Corte tem firme jurisprudência no sentido de que é permitida a cumulação do pagamento de indenização por dano material, na forma de lucro cessante, decorrente de acidente de trabalho ou de doença ocupacional, com o recebimento pelo empregado de benefício previdenciário, não havendo falar em compensação dos valores, em razão de as referidas parcelas derivarem de fatos geradores distintos, fazendo jus o empregado ao pagamento de lucros cessantes referente ao período de tempo em que esteve afastado recebendo benefício previdenciário, equivalente a 100% da remuneração recebida enquanto estava em atividade. Precedentes. Na hipótese, a decisão agravada deu provimento ao recurso de revista da parte autora para deferir o pagamento de lucros cessantes referente ao período de tempo em que o autor esteve afastado recebendo benefício previdenciário, equivalente a 100% da remuneração recebida enquanto estava em atividade. Contudo, considerando que restou reconhecida a culpa concorrente das partes pelo acidente ocorrido, deve ser dado parcial provimento ao agravo para reduzir o referido percentual ao importe de 50% da remuneração recebida pelo empregado enquanto estava laborando. Agravo parcialmente provido. TST.  RRAG – 249-84.2019.5.12.0014 DATA DE JULGAMENTO: 26/06/2024, RELATOR MINISTRO: BRENO MEDEIROS, 5ª TURMA, DATA DE PUBLICAÇÃO: DEJT 28/06/2024

Comentários