Após três meses consecutivos de estabilidade, o Índice de Ruptura da Neogrid, indicador que mede a ausência de produtos na gôndola dos supermercados brasileiros, voltou a registrar um leve aumento e chegou a 12,6% em novembro — variação de 0,4 pp em relação a outubro.
Leite e seus derivados, como manteiga, margarina e requeijão, foram os itens por categoria com as maiores variações;
Após três meses consecutivos de estabilidade, o Índice de Ruptura da Neogrid, indicador que mede a ausência de produtos na gôndola dos supermercados brasileiros, voltou a registrar um leve aumento e chegou a 12,6% em novembro — variação de 0,4 pp em relação a outubro.
“O aumento, embora modesto, reflete o impacto da Black Friday no varejo. Novembro foi positivo para os supermercados, que já vinham se preparando com estoques antecipados, o que explica a estabilidade observada nos meses anteriores”, explica Robson Munhoz, diretor de Relações Corporativas.
O leite e seus derivados, como manteiga, margarina e requeijão, tiveram as maiores variações do indicador de ruptura nos supermercados. O leite UHT, por exemplo, apresentou alta de 1,8 pp na falta, subindo de 10,1%, em outubro, para 11,9% em novembro. Em contrapartida, os preços desses produtos permaneceram estáveis no período e, em alguns casos, até caíram, como o requeijão, que ficou 1,6 pp mais barato, passando de R$ 49,26, em outubro, para R$ 48,45 em novembro.
Ruptura das categorias que se destacaram neste mês:
- Leite: de 10,1% para 11,9%;
- Margarina: de 7,8% para 9,9%;
- Requeijão: de 7,7% para 8,3%;
- Manteiga: de 5,3% para 6,7%;
- Cerveja: de 10,7% para 11,4%;
- Feijão: de 9,8% para 10,6%;
- Azeite: de 6,8% para 7,1%.
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POR Cairo Tobias
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