O crescimento das compras online no Brasil e a busca do consumidor por mais conveniência na hora de fazer compras nos supermercados faz com que as marcas da indústria varejista estejam cada vez mais presentes no e-commerce das grandes redes. O Retail Media, como é conhecida a estratégia de fazer publicidade em marketplaces de empresas do varejo, apresenta um cenário positivo para este ano já que, segundo o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), deve movimentar mais de R$ 2 bilhões até dezembro de 2023.
Segundo a pesquisa Retail Media Insights, feita pela Newtail, 87% dos representantes das grandes indústrias que participaram pretendem manter ou aumentar o investimento em Retail Media em 2023. De acordo com Gabriel Monteiro, CEO da Newtail, o Retail Media traz monetização adicional para as redes de supermercados e as indústrias conseguem ter maior assertividade no e-commerce ao atingir consumidores no momento de compra. “Todos ganham. Essa nova forma de publicidade permite que indústrias e supermercadistas tenham uma relação muito mais transparente, pois criam campanhas de mídia de acordo com o momento de compra do shopper e mensuram os resultados em tempo real”, explica.
Para Monteiro, a grande vantagem do Retail Media para as redes supermercadistas é a possibilidade de segmentação com base no comportamento do consumidor e, assim, o varejista consegue criar campanhas para o momento de compra do shopper e melhorar a experiência. “Para as indústrias, a vantagem é que as marcas conseguem ter visibilidade em tempo real sobre o desempenho da campanha e oferecer anúncios que fazem sentido para o seu momento de compra do consumidor. A capacidade de compreender a jornada de compra do consumidor é um grande benefício para ambas as partes”, diz.
Diferenciação e varejo em ascensão
De acordo com Felipe Salvador, consultor e líder do segmento de varejo na Selbetti, o Retail Media oferece um modelo de mídia para que as marcas da indústria possam se diferenciar da concorrência. “As principais vantagens para as ambos incluem trade marketing; digitalização; inovação; experiência; e relacionamento B2B. A acessibilidade digital dos clientes aumentou muito nos últimos anos e a intenção de consumo também. Isso quer dizer que existe maior número de visitas, com mais frequência, às lojas digitais ou físicas”, afirma.
Salvador acredita que este tipo de parceria mostra que o setor de varejo está cada vez mais quente. “O segmento do varejo está em ascensão e se for bem feito proporcionará um rico e engajado relacionamento nessa parceria”, diz. De olho neste movimento, a empresa varejista Cencosud iniciou este ano a operação da Cencosud Media, unidade de retail media da rede no Brasil. Assim, a empresa passa a recomendar soluções de ativações em mídia para os anunciantes nas lojas físicas e no marketplace. Para o presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Los, o investimento inteligente é aquele que foca em recursos e esforços para os canais onde o cliente está e o Cencosud Media ajuda as marcas a complementarem suas estratégias de marketing com visão mais analítica.
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