O Sincovaga-SP sediou no último dia 26/06 a palestra “O impacto da Inteligência Artificial no Varejo”, apresentada por Alexandre Robazza, especialista em marketing e comunicação e Gerente da Unidade de Relacionamento com Cliente do Sebrae-SP. O evento marcou a apresentação aos associados do varejo de alimentos do programa Loja do Futuro, que visa a capacitar empresários do setor varejista para modernizar a gestão, aumentar a competitividade, digitalizar canais de vendas e estimular acesso a novos mercados.
Estiveram presentes Alvaro Furtado, presidente do Sincovaga; André Luiz Costa, Gerente Regional do Sebrae-SP; Renato Fonseca, assessor da presidência do Sebrae-SP, além de representantes das empresas do varejo de alimentos e convidados.
O programa está disponível em todo o Estado de São Paulo e é resultado de uma parceria entre FecomercioSP, Sebrae-SP, Sesc, Senac, com o apoio do Sincovaga-SP. O objetivo é oferecer uma jornada de aprendizagem com troca de experiências e capacitação por meio de cursos, consultorias, oficinas e materiais digitais, com foco em modernizar as lojas e aumentar a competitividade dos negócios.
Robazza falou sobre as principais tendências e ferramentas da Inteligência Artificial no Varejo, da importância da adequação da loja física para esse novo momento de varejo, e chamou a atenção dos participantes para a importância de implementar ferramentas tecnológicas que otimizem a integração dos canais físico e digital. O programa Loja do Futuro está baseado em quatro eixos: gestão moderna, digitalização dos canais de venda, inovação e acesso a mercado.
“Diferente de outras tecnologias que quando chegam são inacessíveis, as inteligências artificiais são democráticas, há opções acessíveis e até gratuitas, que podem ser usadas para melhorar a eficiência operacional, a visibilidade do ponto de vista do marketing e até aprimorar as habilidades do empreendedor. Isso é historicamente inédito e vale estar aberto a entender, porque não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, é só querer começar”, afirmou o especialista do Sebrae-SP.
“A inteligência artificial pode ajudar desde uma ‘eu’ empresa, ou seja, o microempreendedor individual, até uma grande empresa. Qualquer tamanho de empreendimento tem ferramentas para apoiar na criação de postagens nas redes sociais, criar vídeos e imagens, produzir textos corretamente e isso de graça e no celular, ou seja, não tem motivo para não usar”, reforçou.
O especialista do Sebrae-SP alerta, porém, que a inteligência artificial não faz tudo sozinha. “Apesar de a tecnologia estar disponível e estar melhorando os processos, ela requer uma mudança de comportamento, ou seja, o empresário tem que continuar a jornada de aumentar o seu nível de conhecimento para a gestão. Se de um lado ele passa a ter mais informações, por outro precisará tomar mais decisões, o que envolve buscar sempre a capacitação, o que o programa Loja do Futuro busca suprir”, concluiu.
Para ter acesso ao Programa Loja do Futuro em sua região, os interessados podem procurar o Sebrae-SP em um dos seus 33 escritórios regionais no Estado de SP, pelo telefone 0800 570 0800 ou ainda no Sincovaga-SP, pelo telefone (11) 3335-1100 ou pelo e-mail adm@sincovaga.com.br. É necessário ter CNPJ ativo para participar.
Comentários