A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 2,1% em outubro deste ano, na comparação com o mês anterior, e atingiu 87 pontos em uma escala de 0 a 200. A pesquisa foi divulgada hoje (20) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Essa foi a nona alta consecutiva do indicador e, segundo a CNC, pode ser explicada por fatores como a deflação dos últimos meses, o crescimento do emprego formal, as transferências de renda e as contratações de crédito.
Na comparação com outubro de 2021, o crescimento chegou a 18,9%, com destaques para renda atual (28,2%), perspectiva profissional (25,3%), emprego atual (25,1%) e nível de consumo atual (22,3%).
A intenção de consumo cresceu mais nas famílias com renda mais baixa (até dez salários mínimos): 2,2% na comparação com setembro e 20,4% em relação a outubro do ano passado. Entre quem ganha mais de dez salários mínimos, os crescimentos foram de 1,7% e 13,7%, respectivamente.
Vendas no varejo
O recuo da inflação já incentivou o consumo no mês de setembro e o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revelou que as vendas do varejo físico brasileiro marcaram leve alta de 0,1% em setembro, frente ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período de 2021, o aumento foi de e 2,5%.
Mesmo que tímido, esse foi o segundo registro positivo consecutivo, já que em agosto o índice registou expansão de 1,5%, após queda de 1,0% em julho.
Com informações de Agência Brasil e Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock
Comentários