Por Fidel Forato | Editado por Luciana Zaramela |
Após experimento de seis meses no Reino Unido, pesquisadores anunciam os primeiros resultados do estudo que avaliou o impacto da jornada de trabalho de 4 dias na saúde das empresas e dos trabalhadores. A conclusão é de que, sim, menos dias trabalhados podem ser adotados, sem afetar negativamente um negócio. Em contrapartida, os colaboradores se mantêm mais produtivos e engajados.
Conduzido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade de Cambridge e do Boston College, nos Estados Unidos, o estudo mediu como 61 empresas britânicas reduziram 20% das horas de trabalho de seus colaboradores, sem reduzir o salário, entre junho e dezembro de 2022. No total, 2,9 mil trabalhadores foram incluídos na experiência.
Entre as 61 organizações participantes, 56 delas (92%) já afirmaram que pretendem continuar com a semana de trabalho de quatro dias. Agora, um relatório com as conclusões do estudo foram enviados aos legisladores do Reino Unido.
Resultados em números da jornada de trabalho com 4 dias
Para medir o impacto da mudança na jornada de trabalho, os autores do estudo realizaram entrevistas em profundidade — uma técnica qualitativa comum no campo da psicologia — com funcionários, gestores e CEO. Através do método, foi possível identificar menor carga de ansiedade e fadiga entre os trabalhadores, além da melhora da saúde mental e física.
Em números, 71% dos funcionários relataram níveis mais baixos de esgotamento, o que deve reduzir possíveis casos de burnout — um das doenças do trabalho, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, 39% afirmaram estar menos estressados, em comparação com o início do experimento. Isso mantendo os níveis antigos de entrega.
Extrapolando o campo da saúde mental, o novo esquema de trabalho reduziu em 65% das faltas e em 57% dos desligamentos dentro das empresas participantes. No período dos testes, a receita das empresas não foi modificado significativamente, sendo captado um aumento médio de 1,4%.
Como é possível o aumento de produtividade para a empresa com jornadas menores?
Estudo britânico indica que jornada de trabalho de 4 dias traz benefícios para trabalhadores e empresas (Imagem: DCStudio/Freepik)
“Antes do experimento, muitos questionaram se veríamos um aumento na produtividade para compensar a redução no tempo de trabalho — é exatamente isso o que descobrimos”, afirma Brendan Burchell, sociólogo e professor da Universidade de Cambridge, em comunicado.
“Muitos funcionários estavam interessados em obter ganhos de eficiência por conta própria. Longas reuniões com muitas pessoas foram interrompidas ou completamente abandonadas. Os trabalhadores estavam muito menos inclinados a ‘matar’ o tempo e buscavam ativamente tecnologias que melhorassem sua produtividade”, acrescenta.
Estratégias adotadas para reduzir a jornada de trabalha de forma saudável
Inclusive, os pesquisadores compartilham algumas estratégias das empresas para manter a produtividade, com a nova jornada, como:
- Reuniões mais curtas com objetivos bem definidos;
- Introdução de “períodos de concentração” sem interrupções;
- Novas análises dos processos produtivos;
- Criação de listas de tarefas para cada turno.
Como funciona a jornada de trabalho de 4 dias?
Cabe destacar que embora tenha se popularizado a ideia da jornada de trabalho de 4 dias, não existe ainda um modelo fixo de como pode ser implementada. Isso porque o melhor esquema é o que funciona para a empresa responsável. Por exemplo, algumas organizações adotaram um fim de semana com três dias, enquanto outras adotaram um dia de folga no meio da semana.
Fonte: Universidade de Cambridge
Comentários