Tatiane Pamboukian – SA Varejo
O foco do GPA tem sido mais que expansão, mas também qualificação de seu sortimento na busca por se tornar referência em perecíveis, especialmente na bandeira Pão de Açúcar . Tanto que as lojas convertidas do Extra Hipermercado já possuem mais de 50% de perecíveis em seu sortimento, o que era uma meta do Grupo.
Assaí e GPA divulgam suas vendas no 3º trimestre
“Temos feito um trabalho importante com relação a parcerias e fornecedores das áreas de sushi, delicatessen e restaurantes. Estamos analisando em cinco lojas em piloto o que vale a pena terceirizar ou internalizar”, revelou Marcelo Pimentel, CEO do GPA, durante teleconferência para o mercado após divulgação dos resultados do terceiro trimestre na última sexta-feira (04).
A ideia é também consolidar o Pão de Açúcar como bandeira premium no varejo e recuperar o NPS, que aumentou significativamente nas lojas convertidas e nas adaptadas ao modelo G7. Até o momento, 45% das lojas foram reformadas e, até o final do ano, o objetivo é chegar a 55%.
As lojas G7 já operam com crescimento de venda em torno de cinco pontos acima das não reformadas e um ponto de margem acima das não reformadas. Houve ainda um crescimento de 35% de NPS. Um dos itens que contribuiu para a melhoria da experiência do consumidor é a implementação dos self-checkouts em 80% das unidades.
“As lojas que migraram de Extra Hipermercado para Mercado Extra apresentaram uma retomada para os níveis planejados mais rápida. Esperamos um aumento de desempenho gradual, mas estamos felizes e satisfeitos com os resultados”, avaliou Pimentel.
Logística otimizada e gestão de perdas vão ainda melhorar as margens
“Tivemos uma otimização dos custos logísticos com a saída do hiper e estamos trabalhando com nossos fornecedores. Por isso ainda vamos ver melhorias e impacto nos números do último trimestre”, disse o CEO do Grupo.
O executivo compartilhou o desafio na gestão do estoque dos hipermercados e que houve uma melhoria nas perdas. “Acreditamos que nos próximos três anos teremos números relevantes de redução para contribuir também na margem Ebitda”.
Projeto ousado de expansão segue a todo vapor
O Grupo ainda vai abrir cerca de 40 lojas Pão de Açúcar e Minuto Pão de Açúcar, que estão em obras, ainda este ano. Pimentel ressaltou a continuidade da meta de 300 unidades e contou que uma das novidades positivas é que dessa vez começarão o ano com 40% das áreas negociadas, diferente do que acontecia nos anos passados.
“Entramos em 2023 com uma carteira de pontos aprovados e prontos, e forte demanda de construtoras, para anteciparmos o número de lojas e não deixar mais as inaugurações para o último trimestre”.
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