Reportagem SA+
O índice de perdas do Lopes Supermercados , rede com 33 lojas em São Paulo e região metropolitana, sempre esteve abaixo da média do setor, de 2,37%, como aponta pesquisa da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe).
E em especial na seção de perfumaria, o Lopes conseguiu reduzir em 63% suas perdas com o uso dos organizadores inteligentes rollers trays nas prateleiras desenvolvidos pela Green Retail Solutions , especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo.
O índice na redução nas perdas foi obtido a partir do projeto piloto realizado entre os meses de janeiro e agosto pelo Lopes Supermercados em sua unidade no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo. A loja foi selecionada a dedo pelo nível crítico de perdas de desodorantes até então registrado.
“É o produto mais visado pelos furtantes na seção de perfumaria, seguido pelas lâminas de barbear. O percentual de perdas era muito representativo e precisávamos de uma solução que nos ajudasse a reduzi-las”, afirma Gernaldo Gomes, gerente de prevenção de perdas da rede supermercadista.
A boa notícia é que, além de reduzir as perdas, o Lopes Supermercados melhorou a exposição de seus produtos. “Como organizadora de prateleira, a solução permite sempre visualizá-los. Se faltar, repomos do estoque, evitando rupturas. O desodorante é o tipo de produto que o consumidor não troca a marca, ele é muito fiel. Se não encontrar em sua loja, vai procurá-la no concorrente. Corre-se o risco de perder a venda e, principalmente, o próprio cliente”, diz Gomes.
Controle total da operação
Para ter um índice de acuracidade no projeto, Gomes lembra que promoveu um grande trabalho de logística controlando tudo o que entrava de desodorante na loja. Cem porcento das mercadorias foi conferido e ciclos de inventários ocorreram, semanalmente, para testar a eficiência dos rollers trays.
“Era preciso ter a certeza de que não teríamos qualquer interferência externa para testarmos a solução. Assim chegamos a 100% de eficiência na redução de arrastões, por exemplo”, argumenta o gerente.
Os arrastões a que se refere Gernaldo Gomes eram promovidos por furtantes que escondiam desodorantes em grandes quantidades em sacolas protegidas por alumínio, que inibem a ação das antenas antifurto. Outros levavam nas próprias mochilas e por vezes a equipe de segurança promovia abordagens onde furtos do produto eram constatados.
“Reduzimos muito as nossas perdas, hoje temos bons indicadores se comparados ao mercado. Não as zeramos, mas acabamos com os arrastões. Essa loja de Itaquera tinha problemas sérios e crônicos com os furtos de desodorantes”, afirma.
Com o sucesso do projeto piloto, o Lopes Supermercados agora fará o roll out dos rollers trays para outras quatro unidades da rede nos próximos meses: duas lojas de Guarulhos (Amélia Rodrigues e Macedo), uma em Embu das Artes e outra no Tatuapé, também na zona leste de São Paulo.
“Não mudamos nenhum hábito em nossas operações, foi a solução que trouxe resultados. Escolhemos a loja com o pior cenário e o desempenho foi ótimo. Sabíamos que se conseguíssemos resolver o problema dos furtos por lá, poderíamos levar a solução para outras unidades”, destaca Gomes.
Solução ajustável, prática e segura
O roller tray da Green Retail Solutions tem formato de organizador gravitacional, que permite o ajuste de inclinação, largura e divisórias ajustáveis, promovendo a visibilidade, segurança e adequação dos produtos. Além dos desodorantes, ele é ideal para a organização e exposição de bebidas (latas e garrafas, por exemplo), cosméticos (como shampoos e condicionadores) e outros tipos de produtos em prateleiras. A solução é produzida em acrílico e em diversas alturas, impedindo a queda de produtos da prateleira e reduzindo os furtos.
A solução da Green Retail foi projetada para otimizar o controle de vendas (produtos sempre posicionados na frente da prateleira) e segurança (sistema gravitacional dificulta um arrastão), maximizar a exposição de produtos, agilizar a organização e reposição de itens e, assim, agregar praticidade e confiabilidade nas operações diárias em PDVs.
“Acompanhamos as principais tendências e inovações nas áreas de trade marketing e prevenção de perdas, de forma a construir projetos personalizados, produtos eficientes e resultados cada vez melhores em conjunto com os clientes”, afirma Thiago Artacho, CEO da companhia.
Comentários