A festa junina é uma das mais tradicionais do País e o tamanho da celebração no Nordeste brasileiro não deixa dúvidas quanto a isso. Antenadas à forte conexão popular com o São João, diversas marcas aproveitam a oportunidade para promover ativações.
A Itaipava, cerveja do Grupo Petrópolis, lançou em maio a campanha com Ivete Sangalo, embaixadora da marca. Com a peça publicitária intitulada “Ita-no coração, a cerveja do nosso São João”, a Itaipava se conecta com o consumidor nordestino, reforçando seu apoio às celebrações locais. A veiculação nas plataformas de TV e digital, com destaque para uma colaboração no Instagram entre Ivete e Itaipava, se estenderá até o dia 30 de junho.
Ivete Sangalo na campanha publicitária da Itaipava
Outra iniciativa é a criação de uma lata comemorativa e exclusiva para a festa, assinada pela WMcCann em parceria com a artista nordestina Cristxine. As latas serão vendidas exclusivamente em supermercados e lojas de conveniência nas capitais Recife, em Pernambuco, Salvador, na Bahia, João Pessoa, na Paraíba, Natal, no Rio Grande do Norte, Aracaju, em Sergipe, e Fortaleza, no Ceará, além de ser protagonista no São João de Petrolina.
A marca ainda renovou o patrocínio à festa de tradicional de Petrolina, para onde levará barracas personalizadas da Itaipava, experiências interativas, ativações, espaços instagramáveis e shows gratuitos com grandes nomes da música brasileira. Quem chegar à cidade pelo aeroporto para a festa de São João, será recepcionado por um trio de sanfoneiros da Itaipava, vestidos a caráter, que tocarão o melhor do forró, ambientando todos ao clima junino.
“O patrocínio a eventos tradicionais como o São João de Petrolina, nos permite conectarmos diretamente com o público por meio de experiências interativas que valorizam a cultura local e fortalecem o reconhecimento e a memória de marca”, comenta José Luis Sinti, head de Patrocínio do Grupo Petrópolis.
No camarote Itaipava, haverá uma área de ativação com um estúdio para produção de conteúdo em tempo real. Influenciadores convidados pela marca farão interações diretamente com o público por meio de transmissões simultâneas, além de receber convidados e gerar conteúdo ao vivo. O squad de influenciadores presentes ao São João de Petrolina contará com nomes como Mileide Mihaile, Jojo Todynho, Nicole Bahls, Cristian Bell, Tati Machado, Alvaro Xaro, Mirela Janis e Yugnir.
A marca também patrocinará o PNZ Sunset, que acontece no dia 21 de junho, na Marina do Iate, às margens do Rio São Francisco. Neste ano, Nattanzinho será a grande atração da programação, que promete ser um esquenta animado e inesquecível do São João de Petrolina. Como patrocinadora do evento, a Itaipava estará presente com bares e pontos instagramáveis. Ainda em Pernambuco, Itaipava estará presente em outros eventos com destaque para o Arrasta Pé, principal festival junino de Recife e região, realizado entre os dias 7 e 8 de junho.
BRF marca presença em Caruaru
Neste ano, a BRF entra com duas marcas em uma das maiores festas juninas do Nordeste, o São João de Caruaru, em Pernambuco, tornando-se a principal patrocinadora do evento. Levando produtos da Deline e da Perdigão, a estratégia da companhia se dá a partir da relevância da região para seus negócios, com destaque para estas marcas.
Segundo a empresa, o Nordeste é a praça mais relevante para os seus negócios e, comercialmente, responsável por 26% do consumo nacional de produtos Perdigão. Este percentual sobe para 42%, quando o assunto são os embutidos. Em market share, a Perdigão é líder absoluta em processados, de acordo com dados da Nielsen, informados pela companhia.
Já para Deline, vice-líder em vendas em margarinas no Brasil, é líder na categoria no Nordeste e faz ações recorrentes para o São João, como embalagens comemorativas, ativações em ruas e pontos de venda. Em 2024, volta como patrocinadora oficial da festa de Caruaru. Além disso, Deline chega com a mais recente inovação da marca: Deline Sabor Milho, com o objetivo de atender a demanda local, uma vez que o Nordeste possui a maior frequência de consumo do cereal no país (25,8% ante 11,9% do Brasil). A região representa 35% do mercado de margarinas nacionalmente, sendo os meses de junho e julho os picos de consumo, por conta das festas juninas.
“Participar do São João de Caruaru com nossas marcas líderes regionais não é apenas uma oportunidade, é uma celebração de visibilidade, engajamento e conexão com valores culturais enraizados e com o Nordeste. Queremos reforçar a importância da região para a BRF, celebrando junto e se conectando com estas pessoas através de Deline e Perdigão, na maior festa regional a céu aberto” afirma Luiz Franco, diretor de Marketing e Inovação de marcas da BRF.
O São João de Caruaru é uma festa junina tradicional e culturalmente significativa no Nordeste brasileiro. De acordo com dados da prefeitura da cidade, em 2023, a celebração movimentou mais R$ 620 milhões e contribuiu para a criação de mais de 15 mil empregos diretos e indiretos.
Guanabara foca em Campina Grande
A Guanabara, empresa de transporte interestadual de passageiros, marcou presença no São João de Campina Grande, na Paraíba, com uma série de ações promocionais durante o evento, no dia 31 de maio. Com espaço instagramável personalizado com um ônibus temático, a Guanabara realizou uma ação com roleta da sorte, brindes e mascote.
A festa, no município, teve início no dia 29 de maio e acontece até o dia 30 de junho.
Oxxo e Yoki investem em São Paulo
O OXXO, rede de mercados de proximidade, irá patrocinar um dos maiores “arraiás” da cidade de São Paulo, o “São João de Nóis Tudim”, que acontece no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), e terá uma extensa programação de shows e apresentações, com mais 220 horas de atividades, entre os dias 1º e 30 de julho.
Como parte das ações sazonais de São João, uma fachada da Oxxo foi vestida para o arraiá. A unidade Unicamp, na cidade de Campinas, recebeu, no final de maio, um conceito visual em alusão às festas juninas, na fachada e no interior da loja, em parceria com a Yoki, marca da General Mills. Será a primeira loja emblemática para produtos de mercearia. Na decoração temática, a loja terá elementos icônicos das festas, como chapéu de palha, bandeirinhas, pipoca, entre outros.
Comentários