A margem bruta alcançada pelas cinco empresas do setor que divulgam trimestralmente seus resultados permaneceu praticamente estável entre janeiro e junho deste ano em relação a iguais meses de 2023. O indicador médio delas, medido pelo IndexVA5, calculado pela SA+, ficou em 21,2% – apenas 0,2 ponto percentual acima de igual período do ano passado.
A conta inclui Carrefour, Assaí, Grupo Mateus, GPA e Cencosud, cujos indicadores de desempenho são contemplados no relatório Varejo Alimentar em Contexto (clique aqui para baixar gratuitamente), produzido pela SA+ Ecossistema de Varejo, conforme a performance dessas varejistas é divulgada.
Entrando no detalhe do indicador, nosso estudo aponta que o Carrefour teve uma ligeira perda de 0,2 pp (ponto percentual) na margem bruta de janeiro a junho de 2024 x 2023, enquanto o Cencosud perdeu 0,7 pp. Nas companhias que tiveram ganhos, o Assaí elevou ligeiramente a margem bruta em 0,3 pp e o Grupo Mateus em 0,1 pp.
A maior alta do 1º semestre coube ao GPA, que avançou 1,7 pp, alcançando 27,7% no 1º semestre deste ano. A companhia reportou diversas melhorias em seus negócios.
Em sua bandeira Pão de Açúcar, que opera supermercados premium, foi registrado um aumento no fluxo de clientes e no preço médio, com destaque para seções que diferenciam a marca, como padaria, frios, laticínios e hortifrútis
Já no formato de proximidade, o resultado vem da revisão do sortimento e da implementação do gerenciamento por categorias.
O GPA concluiu recentemente seu processo de turnaround. A expectativa é de que os indicadores continuem evoluindo, ajudando a empresa a reverter o prejuízo dos primeiros seis meses deste ano.
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